Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
26 de julho de 2024 23:47

Banco Central eleva projeção de crescimento da economia

Banco Central eleva projeção de crescimento da economia

BC prevê crescimento de 2,9% este ano, influenciado pela agropecuária.

O Banco Central (BC) divulgou na manhã desta quinta-feira(28), no Relatório Trimestral de Inflação, uma revisão significativa na projeção de crescimento da economia brasileira para este ano. A estimativa anterior para o crescimento do PIB era de 2% e foi ajustada para 2,9%. Para o ano de 2024, o BC projeta um crescimento de 1,8%.

Reprodução

De acordo com o BC, o crescimento deste ano foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que, segundo o banco, representa um fator “transitório”. Como resultado, espera-se que o crescimento em 2024 seja mais modesto e homogêneo.

O relatório afirma: “Alguns dos fatores que explicam o forte crescimento no primeiro semestre de 2023 são transitórios, como o desempenho da agropecuária“.

A atividade econômica surpreendeu positivamente nos primeiros três meses do ano, registrando um crescimento de 1,8%, superando amplamente as expectativas.

No segundo trimestre, a economia ainda manteve um ritmo sólido de crescimento, com uma alta de 0,9%, também acima das expectativas do mercado.

Na semana passada, o Ministério da Fazenda revisou sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), aumentando-a de 2,8% para 3,2% neste ano, conforme indicado no Boletim Macrofiscal.

Em relação à condução da política de juros, o BC reiterou seu compromisso de manter o mesmo ritmo de cortes de meio ponto percentual. Nas duas reuniões anteriores, o BC já reduziu a taxa Selic de 13,75% para 12,75%. O mercado financeiro projeta que a taxa encerrará o ano em 11,75%, com mais dois cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões.

O BC destacou: “Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Epinne EPB 2024 começa no Recife com mais de 400 participantes para debater as tendências e inovações do setor | Foto: Andrea Rego Barros
449098972_7437128199747826_1490114092045862294_n
Usina de etanol celulósico
Governador lança programa para fortalecer setor econômico | Foto: Agência Alagoas
Governador Paulo Dantas em visita ao novo empreendimento que gera emprego, renda e desenvolve o turismo na Barra de Santo Antônio | Foto: Agência Alagoas
Destinado a todas as mulheres empreendedoras da região | Foto: Reprodução
economia_nordeste_REPRODUCAO
WhatsApp-Image-2024-07-23-at-09.11.14
Artesanal Nordeste promove cursos, exposições e venda de materiais para artesanato | Foto: Reprodução
Quinta e última etapa do G20 Brasil se dará entre os dias 23 e 26 de julho, em Fortaleza (CE) | Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }