Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de junho de 2024 16:59

Exclusivo: empresas podem economizar até 25% na conta de energia com Mercado Livre de Energia

Exclusivo: empresas podem economizar até 25% na conta de energia com Mercado Livre de Energia

O Investindo por Aí entrevistou Roni Wajnberg, diretor de marketing da Urca Trading, que conta tudo o que é preciso para fazer a migração
Reprodução
Reprodução | Urca Energia / Gás Verde

A conta de energia de empresas que usam média e alta tensão poderá baratear em até 25%, em média. Isso ocorre porque desde janeiro de 2024, elas podem comprar a energia elétrica que consomem diretamente no chamado Mercado Livre de Energia (MLE), com a opção de escolher o fornecedor. Até então, elas eram obrigadas a consumir somente da distribuidora local.

Uma das opções para quem optar por comprar no mercado livre é o Grupo Urca, líder na produção de biometano no país, com mais de 50% do mercado. A empresa firmou recentemente um contrato com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL), que migrou 23 das suas unidades consumidoras para o Mercado Livre de Energia e espera economizar cerca de R$1,5 milhão por mês até outubro deste ano.

Entrevista exclusiva

O Investindo por Aí conversou com o diretor comercial e de marketing da Urca Trading, Roni Wajnberg, que explicou o funcionamento do Mercado Livre de Energia e como as empresas podem se beneficiar da novidade.

Diretor de marketing da Urca Trading, Roni Wajnberg | Divulgação
Diretor de marketing da Urca Trading, Roni Wajnberg | Divulgação

IPA: O que é a Urca e qual o seu papel no mercado livre de energia?

Roni: A Urca é parte de um grupo de investimento em energia renovável, acompanhado por quatro empresas. A principal delas é a Gás Verde, a maior produtora de biometano da América Latina, que produz gás através de resíduos orgânicos. Também temos a Eva, que produz energia elétrica a partir de biogás de aterros sanitários ou de suínos, a Urca Gás, de transporte de gás natural e a Urca Trading, uma comercializadora de energia, onde estou focado. Estamos conduzindo um grande processo com a abertura do mercado livre de energia, uma tendência que está acontecendo e pode impactar positivamente o mercado em todo o Brasil.

Quais os benefícios para as empresas que migram para o Mercado Livre de Energia?

Os principais benefícios são econômicos e ambientais. A energia fornecida pela Urca é em média 20-25% mais barata do que a da distribuidora. Além disso, é uma energia 100% renovável, o que ajuda na sustentabilidade e redução das emissões de carbono. A Urca emite um certificado de garantia da procedência da energia, chamado I-RECs, que comprova sua origem verde. Isso permite que as empresas contribuam para o meio ambiente e ainda economizem, podendo investir esse dinheiro em seus negócios.

Como funciona o processo de migração para o Mercado Livre de Energia?

O processo de migração para o Mercado Livre de Energia leva 180 dias e é regulado pela ANEEL. Começa com uma solicitação à distribuidora atual, seguido pela modelagem e preparação para entrar no mercado livre. Durante a migração e a compra de energia, a Urca cuida de todo esse processo para o cliente, oferecendo acompanhamento online e transparência nas informações.

Como as empresas podem saber se estão aptas a migrar para o Mercado Livre de Energia?

Para saber se estão aptas, as empresas precisam verificar se estão classificadas como grupo A, de alta tensão, na fatura de energia. Se estiverem, já podem considerar a migração. Caso estejam classificadas como grupo B, de baixa tensão, ainda não podem migrar, mas podem se preparar para quando o mercado estiver aberto para elas.

Qual a expectativa para a abertura do mercado de energia para consumidores de baixa tensão?

A expectativa é que em 2026 o mercado de baixa tensão empresarial seja aberto e em 2028 o mercado residencial. No entanto, essa é uma expectativa do mercado e depende da regulamentação. O mercado está pronto para essa abertura, que vai permitir que os consumidores tenham o poder de escolha de quem comprar sua energia.

Como as empresas interessadas podem obter mais informações e realizar simulações para migrar para o Mercado Livre de Energia?

As empresas interessadas podem acessar o portal da Urca para fazer uma simulação e entrar em contato para obter mais informações e iniciar o processo de migração.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }