Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
29 de maio de 2024 07:03

Exclusivo: Alagoas firma parceria com Google e vai ofertar 10 mil bolsas de estudos em tecnologia

Exclusivo: Alagoas firma parceria com Google e vai ofertar 10 mil bolsas de estudos em tecnologia

Em entrevista, o governador Paulo Dantas ressalta a importância da educação e da inovação para o desenvolvimento econômico do estado

Nesta terça-feira (21) o governador de Alagoas, Paulo Dantas, formalizou uma colaboração com o Google para disponibilizar 10 mil bolsas de estudos destinadas à capacitação tecnológica de estudantes da rede estadual de ensino. As bolsas doadas pela empresa integram o programa de Certificados Profissionais do Google. 

Governador Paulo Dantas firma parceria com o Google para oferecer 10 mil bolsas de estudos em tecnologia a estudantes da rede estadual
Assinatura da parceria com o Google | Foto: Investindo por Aí

Os cursos serão realizados em laboratórios de informática instalados em 40 escolas estaduais tanto em Maceió quanto no interior. Utilizando a plataforma OxeTech, os estudantes efetuarão suas matrículas e participarão de cinco cursos oferecidos pelo Google, em português e com certificação: Suporte em T.I.; Análise de Dados; Gerenciamento de Projetos; UX Design; Marketing Digital e E-Commerce.

Bolsas de estudos suprem demandas do mercado de trabalho

Em entrevista exclusiva ao Investindo por Aí, Paulo Dantas destacou a relevância da iniciativa para o avanço do Estado. Ele explica que o projeto visa preparar os estudantes para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo, promovendo a inclusão digital e fomentando o desenvolvimento econômico da região.

“Alagoas vive um verdadeiro boom econômico. Esse ano nós vamos crescer 7,2%, o que é mais que o dobro do Nordeste e mais que o dobro do Brasil. Isso só é possível porque o Estado vem coordenando políticas públicas que envolvem ciência, tecnologia e parcerias com empresas como o Google, parcerias com empresas do trade turístico, do setor produtivo, que fazem com que o Estado de Alagoas alcance esses resultados”, disse.

Governador Paulo Dantas em entrevista exclusiva para o Investindo por Aí

Ainda de acordo com o Governador, um dos gargalos identificados tanto por empresas de tecnologia, quanto pelo trade turístico é a necessidade capacitação e qualificação de profissionais para atuar no mercado.

“Nós já avançamos muito e precisamos avançar muito mais, mas com certeza estamos indo no caminho certo: o caminho da educação e da formação, unindo isso a tecnologia e a inovação. Esse é o caminho que aponta para o futuro, certamente melhorando a vida das pessoas”, conclui.

Ciclo virtuoso de desenvolvimento

O Secretário de Ciência e Tecnologia, Silvio Bulhões, destacou o papel central das Ciências, Tecnologias e Inovações (CT&Is) como impulsionadoras do desenvolvimento econômico e social de Alagoas. De acordo com o Secretário, a capacitação tecnológica dos jovens alagoanos supre uma demanda reprimida por mão de obra qualificada que existe em todo o mundo.

“O que a gente está tentando fazer é centrar esforços na formação de profissionais que atendam às nossas demandas, mas é possível que eles acabem atuando para outros mercados. A vantagem disso é que, com as bolsas de estudos e depois da qualificação técnica eles podem trabalhar para mercados de fora de Alagoas e continuar morando aqui, recebendo mais que a média salarial do Brasil e movimentando a economia alagoana”, pondera.

Silvio Bulhões, Paulo Dantas e Rafael Brito | Agência Alagoas

Ao mesmo tempo, Silvio Bulhões acredita que o estado está desenvolvendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento tanto para empresas quanto para a população. “Por um lado, nós fomentamos a qualificação técnica, a oferta de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Por outro lado, a gente potencializa também os investimentos das empresas com uma série de programas, inclusive com esse centro de inovação”, conclui.

Atração de empresas

O Investindo por Aí também conversou com o professor Fábio Guedes, que é presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A instituição é  o braço executivo das políticas de ciência, tecnologia e inovação que são empreendidas pelo governo do estado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Guedes explica que, atualmente, Alagoas possui 13 programas na área de empreendedorismo tecnológico e fomento para a criação de empresas inovadoras. 

“O empresário que decidir empreender em Alagoas vai encontrar um estado que está avançando consideravelmente em termos econômicos e também em formação de pessoas. Nós estamos preparando a mão de obra, as instituições e a qualificação dessa mão de obra para receber, com apoio e subsídios do governo, todas as empresas de tecnologia e inovação que queiram investir no estado”, conclui.

Oportunidades

A representante do Google, Juliana Moura, ressaltou a oportunidade única proporcionada pela parceria, destacando o compromisso da empresa em contribuir para o crescimento educacional e econômico da juventude brasileira. Em nome do Google, Juliana também afirmou que as 10 mil bolsas seriam apenas o começo e que o número de cursos ofertados poderia crescer muito ao longo do tempo.

A parceria foi intermediada pelo Deputado Federal Rafael Brito, que a considerou um passo significativo na promoção da educação e no acesso a oportunidades de formação profissional, consolidando Alagoas como um polo de inovação e desenvolvimento tecnológico.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

b3-4
Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }