Na última segunda-feira, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), deu início a uma agenda oficial de oito dias na China, com o objetivo de buscar parcerias que possam impulsionar a economia do estado. Em seu embarque, Paulo Dantas ressaltou a importância de Alagoas estar presente nas negociações com as grandes empresas globais, destacando a crescente relação comercial entre o Brasil e a China.
“Hoje, a China é a maior parceira comercial do Brasil, e com a recente visita do presidente Lula ao país, as relações estão melhores do que nunca. Alagoas surge como uma terra de oportunidades para a atração de novas indústrias chinesas, gerando emprego e renda para os alagoanos”, afirmou o governador Dantas.
Em sua primeira agenda oficial na China, o governador de Alagoas se reuniu com o cônsul do Brasil em Xangai, Augusto Pestana, e declarou que Alagoas vive o seu melhor momento para a atração de grandes indústrias. Ele apresentou números da economia alagoana, apresentando os avanços conquistados nos últimos anos pelo estado.
“Nosso estado historicamente viu as grandes empresas irem para o sul do Brasil. Agora, eu posso garantir que Alagoas está pronta para disputar pelas grandes indústrias. Hoje, temos a melhor nota de classificação de risco de agências internacionais, logo temos confiança do mercado, além de termos um dos melhores programas de incentivos fiscais do Brasil, as melhores rodovias, e estamos geograficamente bem localizados na região do País que mais cresce economicamente e segundo mercado consumidor do Brasil”, argumentou Paulo Dantas.
Atração de investimentos para Alagoas
Nesta terça-feira (05), o governador de Alagoas visitou a sede da indústria chinesa de tecnologia ZTT, localizada na cidade de Nantong, na província de Jiangsu, na China. Durante a visita, a Missão Alagoas foi recebida pelo presidente mundial da empresa, Chi Xue, e pelo presidente do Conselho, Jiping Xue.
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de implantação de uma fábrica de módulos solares ao lado da atual unidade da ZTT, que já fabrica cabos de fibra óptica na cidade de Marechal Deodoro. A ZTT ainda expressou interesse em triplicar o tamanho de sua atual unidade no estado e expandir sua produção no Brasil, visando uma maior participação no mercado latino-americano.
O presidente mundial da ZTT, Chi Xue, ressaltou que, apesar de desafios como a volatilidade do câmbio brasileiro e os custos logísticos, a empresa está empenhada em fortalecer sua presença no Brasil. O governador Paulo Dantas expressou total apoio à expansão da ZTT em Alagoas, enfatizando a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento econômico do estado.
“Queremos colocar o Governo do Estado à disposição para que a ZTT consiga atingir seus objetivos, ampliar sua fábrica e construir uma nova unidade, desta vez na área de energias renováveis. Nosso objetivo é que Alagoas tenha cada vez mais empregos e desenvolvimento, e sabemos que isso se faz em parceria com a iniciativa privada”, afirmou o governador.
Em um cenário pós-pandemia, o governador Paulo Dantas enfatizou a importância de retomar o desenvolvimento econômico e destacou que Alagoas está em um momento mais favorável para atrair investimentos estrangeiros. Segundo o Governador, a visita à ZTT representa um passo significativo em direção ao fortalecimento das relações comerciais entre Alagoas e a China, com foco na inovação e na produção de energias renováveis.