Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
22 de fevereiro de 2024 19:00

Governo do Piauí reforça parcerias e acordos em viagem à Ásia

Governo do Piauí reforça parcerias e acordos em viagem à Ásia

Rafael Fonteles destaca parcerias de investimentos em tecnologia, energia, infraestrutura e educação após viagem à China, Japão e Coreia do Sul

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (6), para apresentar os resultados da missão do Governo do Estado à China, Japão e Coreia do Sul, ocorrida entre 23 de outubro e 4 de novembro. A viagem abordou tópicos como o potencial do hidrogênio verde, infraestrutura, educação e tecnologia, e resultou na assinatura de um memorando de entendimento para estudar a implantação de um escritório da Investe Piauí na China.

Rafael Fonteles visita Centro de Parceria dos BRICS
Foto: Reprodução

Durante a coletiva, o governador enfatizou como essas nações asiáticas prosperaram a partir de investimentos em tecnologia e educação, e como ele planeja aplicar esse modelo de desenvolvimento no Piauí.

“São países que, décadas atrás, eram pobres e destruídos por guerras, mas conseguiram se tornar potências econômicas mundiais devido ao investimento em educação e tecnologia. É esse modelo que queremos implementar no Piauí. Este é o legado que aspiramos deixar para o nosso estado”, defendeu Fonteles, enquanto apresentava as áreas de enfoque da missão em busca de investimentos e parcerias.

De acordo com o governador, a viagem foi extremamente produtiva, com encontros com representantes de grandes empresas globais das áreas de tecnologia, engenharia, educação e outros setores. Durante essas reuniões, a comitiva teve a oportunidade de conhecer experiências inovadoras e bem-sucedidas em diversos campos e expressou o compromisso de levá-las para o Piauí, visando melhorar a gestão e promover o desenvolvimento contínuo do estado.

Transição energética e hidrogênio verde

Um dos pontos cruciais para atrair investidores internacionais foi o destaque das potencialidades energéticas do Piauí. Durante a missão, o governador Rafael Fonteles se reuniu com importantes empresas asiáticas que atuam e investem na transição energética e no hidrogênio verde. Na China, a comitiva visitou a Zona Internacional de Demonstração em Energia e Hidrogênio Verde, em Pequim, que abriga 170 empresas dedicadas à pesquisa e desenvolvimento de energias limpas. A comitiva também visitou a Shizen Energy Group, que já opera no Brasil, onde foi assinado um memorando de entendimento para avançar com investimentos no valor de R$ 25 bilhões para a implementação de um projeto offshore no Piauí.

No Japão, houve uma visita à Toyota Nagoya e Tsusho, onde as potencialidades do Piauí na transição energética e na geração de hidrogênio verde foram apresentadas aos investidores. A Toyota Tsusho é reconhecida por sua forte atuação no setor de grãos e energias renováveis. A comitiva também se reuniu na sede da Toyo Engineering Corporation, onde discutiu oportunidades para a produção de hidrogênio verde e amônia no Piauí, especialmente no contexto do Projeto Intermodal do Vale do Piauí.

Na Coreia, a comitiva visitou as sedes da Hyundai e H2Korea, onde pôde observar as estratégias de mudança na produção de veículos, além de assinar memorandos de compromisso para parcerias e investimentos no Piauí.

Infraestrutura

Na China, a comitiva se reuniu com a China Communications Construction Company (CCCC), uma das maiores construtoras do país, para discutir o projeto do Intermodal do Vale do Parnaíba. A CCCC demonstrou interesse no projeto, bem como na importação de commodities do Piauí, como cana de açúcar e minério de ferro. Também foi assinado um MOU com a Genertic International, uma empresa de engenharia, para projetos no Piauí.

Além disso, na China, a comitiva visitou a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, o porto mais automatizado da China, onde discutiu parcerias para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, comércio offshore e economia digital, tendo a ZPE do Piauí e o Porto de Luís Correia como parceiros.

Potencialidades minerais

Houve uma reunião na sede da Hebei Iron and Steel Group Co (HBIS), uma das maiores indústrias de aço do mundo. Durante a reunião, as potencialidades minerais do Piauí foram apresentadas, juntamente com a proposta de instalação de uma indústria de beneficiamento de minério de ferro da HBIS no estado. A HBIS expressou interesse em uma possível nova siderurgia verde no estado.

Banco dos BRICS

O governador também se reuniu com a presidente do banco dos BRICS, Dilma Rousseff e sua equipe para discutir possíveis investimentos da instituição financeira em projetos de infraestrutura do Piauí, especialmente o Projeto do Intermodal.

A assinatura de três Memorandos de Entendimento marcou o ponto alto do encontro entre o governador Rafael Fonteles e o governador da Província de Fujian, Zhao Long. Os acordos celebram a amizade entre Fujian e Piauí, a parceria entre o Porto de Xiamen e o Porto de Luís Correia, e entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen e a ZPE de Parnaíba.

No Japão, a comitiva se reuniu com a Sumitomo Corporation, uma empresa japonesa com atuação na metalurgia, energia, tecnologia e infraestrutura, incluindo operações no Brasil. Durante a reunião, foi apresentado o projeto do Porto de Luís Correia e as potencialidades em energias renováveis no Piauí.

O governador também se encontrou com representantes da Agrex do Brasil, subsidiária da Mitsubishi Corporation, destacando as oportunidades de negócios na construção de um terminal portuário para transporte de grãos e amônia/fertilizantes, com ênfase na transição energética.

Tecnologia para educação e segurança

Outro destaque da missão na Ásia foi a aplicação da tecnologia nas áreas de educação e segurança pública. Na China, o governador visitou o Huawei Beijing Exhibition Center, da gigante mundial de tecnologia Huawei. A comitiva conheceu inovações tecnológicas e tendências em telecomunicações e cidades inteligentes, além de soluções nas áreas de educação, segurança pública, saúde e inteligência artificial.

No Japão, a comitiva realizou uma visita à Universidade de Tóquio, onde pôde conhecer as iniciativas na área de inovação tecnológica e startups, além de explorar possíveis acordos de cooperação internacional.

Na Coreia do Sul, o governador visitou a Korea Vocational College of Information & Technology, considerada a principal instituição de ensino técnico do país. O foco da visita foi a apresentação da instituição e do projeto educacional do Piauí, que visa formar programadores com uma abordagem de educação integral e técnica. Foi assinado um memorando de entendimento para cooperação entre a escola e o Governo do Piauí.

A comitiva também visitou o Sistema de Segurança Pública de Seul, que utiliza a tecnologia como uma ferramenta  para o controle dos índices de violência e vigilância no trânsito. Essa iniciativa permite a integração das diversas ações na área de segurança pública, um modelo que o governo está implementando no Piauí.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

B3
Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen
Carnaval de Olinda | Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }