O Piauí, único estado brasileiro banhado pelo Oceano Atlântico sem acesso a um porto marítimo, vivenciará um marco histórico com a inauguração da primeira fase do Porto Piauí, prevista para esta quarta-feira (13), no município de Luís Correia, no litoral do estado. O projeto é uma grande realização para o Estado, que idealiza seu próprio porto desde a década de 1960.
O governador Rafael Fonteles destacou, em nota, que o empreendimento não beneficia apenas a Planície Litorânea, mas todo o Estado, proporcionando avanços importantes no transporte de mercadorias de diversas regiões do Piauí. A preocupação em preservar o meio ambiente e as cadeias produtivas locais também foi enfatizada, sublinhando o equilíbrio entre o projeto grandioso e o cuidado com as pessoas e o ambiente.
Os investimentos no Porto Piauí indicam uma transformação na realidade econômica do Piauí, facilitando a exportação e importação de produtos, impulsionando negócios locais e aumentando as receitas do Estado. Contudo, o impacto será gradual, com a entrega da primeira etapa e a previsão de fases subsequentes nos próximos meses e anos, em parceria entre o Governo do Estado e empresas privadas.
Início das operações do Porto Piauí
No dia 13 de dezembro, o Ministério dos Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) concederão autorização para o funcionamento do Porto Piauí, marcando o início das operações do porto. A obra incluiu a dragagem do canal, garantindo a navegabilidade para embarcações.
O governo, por meio da Investe Piauí, empresa de economia mista responsável pela operação, realizou obras estruturais, englobando o cais, a dragagem e a urbanização do local. Embora o Porto Piauí já esteja apto a receber navios, a operação de navios regulares aguarda a instalação de terminais específicos por empresas privadas interessadas em operar no local.
O Governo do Estado estima que a exportação e importação de mercadorias pelo Porto Piauí terá início no segundo semestre de 2024, com a conclusão do primeiro terminal. A construção de mais quatro terminais também está prevista, abrangendo pescado, grãos, fertilizantes, cargas gerais, hidrogênio verde e amônia, com a construção estimada em R$ 1 bilhão, principalmente financiada por empresas privadas.
Investidores do Porto Piauí
Empresas como a Lion Mining, exploradora de minério de ferro em Piripiri, já manifestaram interesse na construção de terminais. As obras devem começar após o chamamento público, em fevereiro de 2024.
A inauguração do Porto Piauí representa um marco para a economia local, permitindo que empresas do estado exportem e importem produtos pelo litoral, gerando riqueza e receitas fiscais. O porto reduzirá a dependência dos portos de Itaqui, no Maranhão, e Pecém, no Ceará, contribuindo significativamente para a arrecadação do Estado.
O Porto Piauí destaca-se por sua proximidade com a ZPE Parnaíba, a maior usina de hidrogênio verde do mundo, e sua integração ao sistema intermodal do Vale do Parnaíba. A ZPE Parnaíba, localizada a 32 km do porto, promove uma movimentação direta dos produtos exportados, aproveitando vantagens tributárias e administrativas. A usina de hidrogênio verde impulsionará ainda mais a atividade portuária, exportando combustível para abastecer a Europa. O sistema intermodal, integrando hidrovia, rodovias e ferrovias, proporcionará custos de transporte mais baixos, contribuindo para a competitividade do Porto Piauí.