Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
9 de fevereiro de 2026 16:00

Investindo Por Aí publica série de reportagens sobre as cidades mais ricas do Nordeste

Investindo Por Aí publica série de reportagens sobre as cidades mais ricas do Nordeste

Material produzido durante grande parte de 2025 será publicado ao longo da semana e oferece um painel plural do que está dando certo, e o que precisa melhorar, nas principais cidades nordestinas
Foto: Reprodução/Internet

Riqueza é um substantivo feminino que caracteriza o bem-estar social, a disponibilidade de bens materiais, recursos, valor agregado entre outras minúcias que extrapolam o campo da objetividade e passam a gravitar a subjetividade. É fácil medir riqueza quando falamos de um indivíduo, de organizações e empresas ou até mesmo de um país. O mesmo se aplica para cidades? Não necessariamente. É essa problemática que nos propomos, jornalística e pedagogicamente, atacar com a série especial de reportagens que publicamos e cujos links podem ser encontrados abaixo.

É uma série, como todas as propostas pelo Investindo Por Aí, de fôlego e ambição. Plural e multifacetada, ela se propõe mais complexa e completa do que as muitas listas que povoam a internet. Cidades Mais Ricas do Nordeste exigiu desprendimento, vigor, paciência e análise de uma equipe focada em oferecer um material rico (um aceno à subjetividade do leitor), robusto e de qualidade.

Fomos além dos números fáceis e estatísticas. Confrontamos dados, cruzamos índices que pareciam dizer coisas distintas, desafiamos especialistas de diferentes matizes, escalamos metas, destrinchamos políticas públicas, contextualizamos fatores relevantes que poderiam gerar desequilíbrios e compilamos um material inédito na internet brasileira, especialmente no contexto nordestino.

É importante registrar que, embora conduzido com métodos científicos, a partir de dados oficiais de institutos habilitados para tal e balizado pelo melhor do jornalismo de dados, esse material não é científico. É jornalístico. A transparência na construção do ranking e de toda a investigação que dele se derivou, explicamos na matéria que abre a série.

O compromisso do Investindo Por Aí de olhar para o Nordeste com responsabilidade e perspectiva é reiterado por esse material, que também ratifica o tipo de jornalismo que acreditamos – crítico, questionador, mas também propositivo e consciente. Essa série nos dá muito orgulho e agora pertence a todos que se interessam por um país melhor e mais justo.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

image (1)
e88191cb33acbe843d70ee6b60f835c9
Água
fruticultura
Prédios em João Pessoa 2
IBS
fiocruz
Sertão cearense
TJ RN
concessão parques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }