
Riqueza é um substantivo feminino que caracteriza o bem-estar social, a disponibilidade de bens materiais, recursos, valor agregado entre outras minúcias que extrapolam o campo da objetividade e passam a gravitar a subjetividade. É fácil medir riqueza quando falamos de um indivíduo, de organizações e empresas ou até mesmo de um país. O mesmo se aplica para cidades? Não necessariamente. É essa problemática que nos propomos, jornalística e pedagogicamente, atacar com a série especial de reportagens que publicamos e cujos links podem ser encontrados abaixo.
É uma série, como todas as propostas pelo Investindo Por Aí, de fôlego e ambição. Plural e multifacetada, ela se propõe mais complexa e completa do que as muitas listas que povoam a internet. Cidades Mais Ricas do Nordeste exigiu desprendimento, vigor, paciência e análise de uma equipe focada em oferecer um material rico (um aceno à subjetividade do leitor), robusto e de qualidade.
Fomos além dos números fáceis e estatísticas. Confrontamos dados, cruzamos índices que pareciam dizer coisas distintas, desafiamos especialistas de diferentes matizes, escalamos metas, destrinchamos políticas públicas, contextualizamos fatores relevantes que poderiam gerar desequilíbrios e compilamos um material inédito na internet brasileira, especialmente no contexto nordestino.
É importante registrar que, embora conduzido com métodos científicos, a partir de dados oficiais de institutos habilitados para tal e balizado pelo melhor do jornalismo de dados, esse material não é científico. É jornalístico. A transparência na construção do ranking e de toda a investigação que dele se derivou, explicamos na matéria que abre a série.
O compromisso do Investindo Por Aí de olhar para o Nordeste com responsabilidade e perspectiva é reiterado por esse material, que também ratifica o tipo de jornalismo que acreditamos – crítico, questionador, mas também propositivo e consciente. Essa série nos dá muito orgulho e agora pertence a todos que se interessam por um país melhor e mais justo.
-
Tabela inédita revela como a riqueza se distribui entre os municípios do Nordeste; acesse
-
Mesmo com PIBs vitaminados, capitais ficam atrás do interior entre cidades mais ricas do Nordeste
- Cidade mais rica do Nordeste vive entre o passado colonial e a herança do petróleo
-
Quase lá: os municípios nordestinos que estão a um passo do topo econômico