O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, dedicou os dias 15 e 16 de setembro a uma visita ao Vale do São Francisco, abrangendo os estados da Bahia e Pernambuco. Durante essa visita, o ministro ouviu demandas de produtores e discutiu os caminhos para o desenvolvimento agrícola e a fruticultura local.
A Secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Éllen Viégas, destacou a importância dessas parcerias, ressaltando que toda colaboração para o crescimento no campo é bem-vinda. Ela enfatizou que a visita proporcionou ao ministro um entendimento mais profundo das potencialidades do Vale do São Francisco e das necessidades dos produtores rurais.
“A região do Vale do São Francisco tem um extremo potencial produtivo tanto para o mercado interno quanto para o externo”, salientou a secretária. Ela enfatizou que a disponibilidade de água e assistência técnica são algumas das principais necessidades dos produtores rurais. Nesse contexto, um olhar atento do governo pode atender às aspirações dos agricultores e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Vale, especialmente nas áreas que ainda carecem de apoio.
Carlos Fávaro, ministro natural de Mato Grosso, expressou seu encanto com o Vale do São Francisco ao término da sua programação na região. Ele elogiou a resiliência dos homens e mulheres locais que não se curvaram diante das condições climáticas desafiadoras, transformando-as em oportunidades de geração de riqueza. O ministro manifestou seu compromisso em apoiar projetos semelhantes que impulsionem o desenvolvimento agrícola no Brasil.
No estado de Pernambuco, o ministro visitou experimentos relacionados ao plantio de frutas nos campos da Embrapa Semiárido. Durante a visita, ele foi acompanhado pela diretora regional do órgão de pesquisa, Auxiliadora Coelho. Os experimentos que visam à redução na emissão de carbono chamaram a atenção de Fávaro, destacando a importância da sustentabilidade no setor agrícola.
Em sua visita ao projeto de fruticultura irrigada Maria Tereza, apoiado pela Codevasf, o ministro esteve acompanhado da secretária pernambucana e do empresário local do Vale do São Francisco, Guilherme Coelho. Durante a visita ao perímetro irrigado para a produção de uva, o ministro teve a oportunidade de ouvir as histórias de pequenos produtores que migraram de outras regiões e hoje desfrutam de sucesso e prosperidade na região.
A visita ministerial ao lado pernambucano foi concluída à tarde na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde a secretária e o ministro conheceram os laboratórios móveis do projeto Agrotec, que oferece serviços aos produtores rurais em parceria com o Governo Federal.
Fruticultura da Bahia
Na Bahia, as demandas da cadeia produtiva da fruticultura do Vale do São Francisco foram discutidas durante um encontro que reuniu produtores e autoridades, incluindo o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Wallison Tum.
O secretário Tum destacou que esta foi a primeira vez que um ministro de estado visitou o município de Casa Nova, um dos principais polos de produção de frutas na Bahia. Durante o encontro, o ministro ouviu atentamente as demandas dos produtores locais, que incluem melhorias na infraestrutura de transporte, logística de exportação, oferta de crédito e aumento do número de auditores do Ministério da Agricultura na região.
O ministro Carlos Fávaro expressou seu agradecimento pela calorosa recepção dos produtores e reiterou a orientação do presidente para percorrer o Brasil, ouvir as demandas do setor agrícola e buscar soluções para desburocratizar a produção, aumentando a competitividade do produto brasileiro nos mercados interno e externo.
Durante a tarde, o ministro visitou fazendas produtoras de uva e manga no município de Casa Nova, além da Vinícola Terra Nova, pertencente ao grupo Miolo, um dos maiores produtores de vinhos, espumantes e sucos do Brasil.
O presidente do sindicato dos pequenos produtores da região, Fernando Marins, considerou a agenda com o ministro “extremamente proveitosa” e destacou a importância de contar com a presença de um representante do Governo Federal para conhecer as atividades no Vale do São Francisco e discutir os desafios enfrentados pelos produtores. A união de diversos atores foi enfatizada como fundamental para superar esses desafios e fortalecer o setor agrícola na região.