Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
27 de abril de 2024 01:15

Nordeste lidera tempo médio de abertura de empresas no Brasil

Nordeste lidera tempo médio de abertura de empresas no Brasil

Três estados da região se destacam entre os cinco primeiros do ranking de agilidade na formalização de negócios
Junta comercial Sergipe
Divulgação

O Nordeste mantém sua posição de destaque no cenário econômico brasileiro, especialmente no que diz respeito à abertura de empresas. Dados do Governo Federal, através da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), revelam que três estados nordestinos estão entre os cinco primeiros no ranking de tempo médio de abertura de empresas em março.

Sergipe lidera o ranking mais uma vez, com apenas quatro horas necessárias para concluir o registro de um novo negócio, mantendo a posição alcançada ao longo do ano passado. Esse desempenho é atribuído aos investimentos em registro automatizado, que abrange mais de 50 dos 75 municípios do estado, combinado com uma demanda relativamente baixa de 485 pedidos de abertura de empresas contabilizados no mês passado.

A Bahia segue como o segundo estado nordestino mais bem posicionado na lista, com um tempo médio de dez horas para formalizar um novo negócio. Apesar de ter uma demanda consideravelmente maior, com 1.372 solicitações em março, a Bahia se destaca por ter concluído 100% dos pedidos em menos de três dias, o que a coloca em quarto lugar no ranking nacional de agilidade na formalização de negócios.

Outro destaque nordestino é Pernambuco, que subiu do 16º para o quinto lugar em um ano, com uma média de 12 horas para concluir os procedimentos de abertura de empresas. O estado também apresenta uma demanda considerável, com 1.422 pedidos de registro de pessoas jurídicas em março, mas conseguiu manter a agilidade graças à expansão do número de municípios conveniados à Redesim.

As Juntas Comerciais dos estados nordestinos líderes no ranking atribuem esse resultado aos esforços para a melhoria do ambiente de negócios. Em Pernambuco, por exemplo, a Junta Comercial (Jucepe) destaca a expansão do número de municípios conveniados à Redesim como um fator chave para a agilidade na abertura de empresas.

Além de se destacar no tempo médio de abertura de empresas, o Nordeste também registrou o terceiro maior número de procedimentos de abertura de empresas concluídos em março, ficando atrás apenas do Sudeste e do Sul do país. Entre os estados nordestinos, o Ceará lidera o ranking, seguido por Pernambuco, Bahia e Maranhão.

No contexto nacional, foram abertas 73,9 mil empresas no mês passado, com um tempo médio de um dia e duas horas para conclusão dos procedimentos. Enquanto São Paulo lidera em número de novos negócios, o estado também enfrenta um tempo relativamente longo de tramitação. Por outro lado, estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul, apesar de terem um número significativo de novas empresas, estão na parte inferior do ranking em termos de agilidade na formalização de negócios.

Em contraste, o Pará foi o estado com o processo mais demorado em março, levando um dia e 18 horas para concluir os procedimentos de abertura de empresas, destacando a necessidade de melhorias no processo de registro e legalização de empresas em diferentes partes do país.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

governador-anuncia-expansao-do-polo-tecnologico-e-lanca-linha-de-credito-para-setor-de-inovacao
Grupo M.Dias Branco é a maior empresa do agronegócio nordestino | Divulgação
rua grande_comércio_são luís
Finep day
Exposição sobre a província de Sichuan. Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco
sudene
18042024 Lancamento Credito Desenvolve SECTI (EF) 0001
banco do nordeste
Prefeito-Bruno-Reis-1024x638
expoalagoas-2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }