O prazo para inscrições no Edital Inova Mulher foi prorrogado para 5 de maio. Promovido pela Sudene, o programa tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador entre as mulheres. O edital disponibiliza um montante de R$4 milhões, destinados a 51 projetos liderados por mulheres em diversas áreas, incluindo bioeconomia, educação e economia criativa. As propostas devem apresentar novos processos ou produtos alinhados com as demandas de desenvolvimento social e econômico da região atendida pela Sudene.
Para realizar a inscrição, acesse: https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/inovamulher
Segundo Danilo Cabral, superintendente da Sudene, esta é a primeira vez que a autarquia lança um edital voltado especificamente para a área de inovação. Ele ressalta que a inovação é um elemento crucial para aumentar a competitividade da região Nordeste, destacando a importância deste passo para reconectar a autarquia com as necessidades da sociedade. A área de atuação da Sudene abrange cerca de 60 milhões de pessoas, das quais 53% são mulheres.
O Inova Mulher está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscando garantir a participação plena das mulheres e a igualdade de oportunidades em todos os níveis de decisão política, econômica e pública. A Sudene espera, através deste edital, contribuir para a sustentabilidade ambiental, atração de investimentos, expansão do mercado de trabalho, valorização da mulher na sociedade, geração de emprego e renda, além da inclusão social e digital.
Os recursos para esta iniciativa foram viabilizados por meio de uma chamada pública, utilizando 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), valor destinado ao financiamento de atividades de pesquisa e desenvolvimento para o progresso regional. Podem participar do edital projetos sediados nos municípios dos 11 estados que compõem a área de atuação da Sudene.