O estado do Ceará está prestes a se tornar um polo de referência na indústria aeronáutica com a confirmação da implantação da fábrica de carros voadores eVTOL (Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical) pela Vertical Connect. A start-up cearense, já reconhecida por seu compromisso com a inovação na mobilidade aérea, está dando passos significativos para transformar essa visão em realidade.
Com o anúncio da fábrica de eVTOLs, a Vertical Connect reforça sua posição de pioneirismo no desenvolvimento de tecnologias aeronáuticas elétricas no Brasil. Os eVTOLs são veículos elétricos que decolam e pousam verticalmente, oferecendo uma alternativa revolucionária para a mobilidade urbana, transformando em realidade o antigo sonho dos carros elétricos.
A expectativa é que a fábrica, programada para iniciar suas operações em 2024, seja um marco para o estado nordestino, impulsionando o desenvolvimento econômico e tecnológico de toda a região. O projeto não apenas promete oferecer uma solução inovadora de transporte, mas também representa um avanço na produção de tecnologia nacional, alinhando-se aos esforços para fortalecer a autonomia e competitividade do Brasil no setor aeroespacial.
Carros voadores se tornam realidade
Em agosto, a empresa apresentou o Genesis X1, seu mais recente projeto de eVTOL, visando ser uma opção eficiente e segura para a locomoção urbana. Em estágio de desenvolvimento, o Genesis X1 será homologado para transportar duas pessoas, com foco em rotas urbanas a preços acessíveis. A diretoria enfatiza que o baixo custo de manutenção será um ponto crucial para viabilizar voos de custo reduzido.
Equipado com 8 rotores e 8 hélices, o Genesis X1 terá a capacidade de levar dois ocupantes, sendo um deles o piloto, e contará com sistemas avançados de segurança, incluindo anticolisão e pára-quedas balísticos estrategicamente posicionados. O processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está prestes a ser iniciado, e embora detalhes específicos sobre desempenho e autonomia estejam por vir, a empresa adianta que a aeronave terá autonomia de viagem superior a 150 km.
“Por ser 100% elétrico, os custos para abastecimento do Genesis X1 são bem menores do que um carro a gasolina. Além disso, os motores elétricos são de manutenção muito mais fácil do que os a combustão, com mais segurança e recursos de redundância avançados. Por isso, esperamos oferecer voos realmente acessíveis”, esclarece Marco Berzaghi, COO da Vertical Connect.
A empresa também planeja oferecer cursos de formação de pilotos e outros serviços no setor aéreo. “Queremos que as pessoas se interessem em, no futuro, ter um eVTOL em casa. Para isso, precisaremos investir na formação de pilotos e ‘educar’ o mercado”, conclui Berzaghi.