A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams, do inglês construa seus sonhos) anunciou nesta terça-feira (4) o investimento de R$ 3 bilhões para operar três fábricas no complexo de Camaçari, a 50 quilômetros de Salvador, na Bahia.
Uma das fábricas será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. Outra unidade vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A BYD pretende montar o Dolphin, carro elétrico que atualmente custa R$ 149.800 em concessionárias de veículos importados no Brasil.
Já a terceira fábrica da empresa será voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, e vai utilizar a estrutura portuária existente no local.
Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas. As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou em nota Stella Li, CEO da BYD Américas.
O início da operação está previsto para o segundo semestre de 2024. No local, funcionava uma fábrica da Ford, que deixou de fabricar veículos no país. As três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos e o objetivo é contratar mão de obra e fornecedores locais.
“Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, disse Tyler Li, presidente da BYD Brasil, em nota.
O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores, especialmente locais, de diversos tipos, de peças a serviços. Para a realização das obras, a BYD também vai contratar empresas estabelecidas na região.
O grupo BYD vem rivalizando com a americana tesla na venda de carros elétricos. Entre seus objetivos na transição energética, a empresa quer ajudar a diminuir a temperatura do planeta em um grau.
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas, em São Paulo. Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus, dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.
A empresa é responsável ainda por dois projetos de monotrilhos no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro do metrô. A BYD já comercializa empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis elétricos no país.
*Com informações de Agência O Globo