Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
17 de abril de 2025 10:52

Oportunidades de investimento em Alagoas

Oportunidades de investimento em Alagoas

Investir em Alagoas pode ser a chave para um crescimento promissor dos negócios nos próximos anos

Nos últimos anos, Alagoas tem se destacado como um ponto estratégico para investimentos, pois possui serviços públicos de energia e saneamento na mão de operadores privados com contratos de concessão que preveem um robusto plano de investimentos, boa estrutura logística com rodovias em excelente estado, aeroporto e porto com excelente capacidade operacional.

Além disso, é notória a evolução dos serviços públicos de saúde e educação com a disponibilização de novas unidades hospitalares, UPAs, escolas e creches. Também se destaca a melhoria nos indicadores de segurança pública e de qualificação da mão de obra.

Assim, a soma desses fatores não só elevou o estado a um papel proeminente na matriz econômica nacional, mas também abriu novas portas para investidores que buscam aproveitar o potencial de crescimento dessa região vibrante. Desta forma, grandes empresas têm se instalado em Alagoas ou, as já existentes, vêm desenvolvendo projetos de ampliação.

O resultado é um crescimento do PIB e da renda disponível superior à média nacional. Esse desenvolvimento é impulsionado pela diversificação da economia local, com forte crescimento da indústria, do agronegócio e do turismo.  Entretanto, esse movimento tende a ser ampliado, pois estão em andamento diversas obras de melhorias na infraestrutura de transportes executados pelo governo federal no valor de R$ 2,1 bilhões, como a construção do arco rodoviário de Maceió e da ponte sobre o Rio São Francisco ligando as cidades de Penedo e Neópolis.

Esses investimentos melhorarão a logística do Estado, que beneficia não só os negócios locais, mas também atrai empresas de fora que visam acesso facilitado a mercados consumidores emergentes do Norte/Nordeste. Outro fator que está favorecendo o ambiente de negócios são as mudanças regulatórias implementadas pelo governo estadual no mercado de gás. Hoje, Alagoas tem o melhor mercado livre de gás natural do Brasil, de acordo com o Ranking do Mercado Livre de Gás (Relivre).

Com as mudanças nas rotas de fornecimento de gás natural e o desenvolvimento da produção local e da capacidade de armazenamento, o estado se posicionou como um hub de abastecimento energético, não apenas para a indústria local, mas também para mercados de outras regiões. O gás natural, sendo uma fonte de energia mais limpa e eficiente, representa uma oportunidade para empresas que buscam reduzir custos operacionais e implementar práticas mais sustentáveis.

Esses fatores, na iminência do fim dos benefícios fiscais gradualmente até 2032 em decorrência da reforma tributária, serão um diferencial na competitividade de Alagoas. Com o fim desses benefícios, o estado terá a oportunidade de se destacar por sua infraestrutura eficiente e baixo custo de energia, atraindo empresas que buscam ambientes de negócios mais estáveis. A reforma tributária visa unificar o sistema de impostos e facilitar a operação das empresas, o que, em última análise, pode resultar em um cenário de negócios mais favorável, onde a qualidade dos serviços e a eficiência operacional se tornam cruciais.

O setor de turismo, em particular, também se beneficia desse novo contexto. Com a beleza natural de suas praias e um patrimônio cultural rico, Alagoas se posiciona não apenas como um destino turístico por suas atrações, mas também como uma oportunidade para o desenvolvimento de empreendimentos que visam a hospitalidade e serviços relacionados.

A potencialização do turismo, apoiada pela logística e pelo fornecimento de energia acessível, promete um crescimento significativo.  Em 2023, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, registrou um fluxo de 2,3 milhões passageiros e a previsão para 2024 é de 2,6 milhões. Esse volume tende a crescer muito com o começo do funcionamento do aeroporto de Maragogi em 2026.

O mercado imobiliário de Alagoas está em transformação e crescimento, impulsionado pela recuperação econômica pós-pandemia e pelo aumento da demanda por imóveis residenciais e comerciais. A valorização dos imóveis é especialmente visível em Maceió e nas cidades litorâneas, com destaque para projetos voltados à classe média e turismo.

Em suma, Alagoas se apresenta como um estado repleto de oportunidades, onde a combinação do preço competitivo da energia, uma posição logística estratégica e a iminente reforma tributária se convergem para criar um ambiente favorável a investimentos. Para investidores dispostos a explorar novos mercados e aproveitar o potencial dessa região, Alagoas é, sem dúvida, uma opção que merece atenção. Com um olhar voltado para o futuro e um compromisso com o desenvolvimento sustentável, investir em Alagoas pode ser a chave para um crescimento promissor do seu negócio nos próximos anos.

George Santoro

Secretário Executivo do Ministério dos Transportes

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Cacau show
mobilidade urbana
Consórcio Nordeste
laranja
Fempur
Porto de Itaqui
trator-john-deeere
Barragem de oitica
Imobi
Donald Trump

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }