O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi eleito novo presidente do Consórcio Nordeste. Ele sucede a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Fonteles foi eleito por unanimidade e seu mandato terá duração de um ano. A votação aconteceu durante uma assembleia geral ordinária em Natal (RN), na quinta-feira (12).
Durante o seu discurso, o governador piauiense estabeleceu como prioridades para sua atuação temas como segurança pública, saúde, economia e sustentabilidade. E reforçou seu interesse de defender que o desenvolvimento econômico do Nordeste deve passar pela expansão dos projetos de energia limpa. Fonteles considerou que o tema da energia talvez seja o mais importante, pelo potencial de representar uma grande industrialização da região. Ele ainda lembrou que nos últimos 50 anos, o PIB do Nordeste não ultrapassou 14% do PIB brasileiro, mesmo tendo 28% e 29% da população, provando com números a importância de industrializar o Nordeste, a partir dessa matemática energética única que a região tem.
Ainda durante a assembleia, governadores de estados do Nordeste, firmaram um acordo de cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de apoiar políticas públicas importantes para a região. O banco, junto da Petrobras, anunciou um investimento de 100 bilhões destinados para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
O BNDES também fechou um contrato de 214 milhões com uma empresa de telecomunicações que será responsável pela ampliação da rede de sinal 5G na região, além de criar um fundo com o objetivo de preservar o bioma da Caatinga.
O Consórcio Nordeste reúne os nove estados da região Nordeste do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Foi criado em março de 2019 como um mecanismo de cooperação regional para promover o desenvolvimento econômico, social e sustentável.