Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
10 de novembro de 2025 20:02

Rio Grande do Norte registra expansão econômica significativa em 2024

Rio Grande do Norte registra expansão econômica significativa em 2024

Estado encerrou o ano com expressivos indicadores de crescimento econômico em diversos setores, com destaque para o turismo, serviços e pequenos negócios
Foto: Ascom/RN

O Rio Grande do Norte encerrou 2024 com expressivos indicadores de crescimento econômico em diversos setores, com destaque para o turismo, serviços e pequenos negócios, consolidando um cenário de desenvolvimento sustentado ao longo do ano.

No setor de serviços, o estado alcançou a liderança nacional em novembro, registrando um crescimento de 19,1% em comparação ao mesmo período de 2023, impulsionado principalmente pelo desempenho do turismo. O segmento como um todo apresentou um aumento de 14,3% no penúltimo mês do ano, conquistando a quarta melhor performance anual do país. No acumulado de janeiro a novembro, o RN cresceu 4,1%, superando a média nacional de 3,2%.

O turismo potiguar foi um dos principais motores desse crescimento, ultrapassando a marca de 2,3 milhões de visitantes em 2024, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. A expansão do setor foi acompanhada por um crescimento de 8% na oferta de assentos aéreos, que passou de 2,6 milhões para 2,8 milhões de lugares disponíveis. Segundo a governadora Fátima Bezerra, esse desempenho é resultado de investimentos em infraestrutura e promoção do destino.

Economia aquecida

O ambiente favorável também se refletiu no setor empresarial. O estado encerrou 2024 com 241.123 pequenos negócios ativos, dos quais 195.571 estão enquadrados no Simples Nacional. O crescimento de 7,56% em relação a 2023 representa 16.955 novos empreendimentos. Nos últimos cinco anos, o aumento acumulado chegou a impressionantes 56,9%.

Entre os pequenos negócios, os microempreendedores individuais (MEIs) lideram com 125.053 registros, seguidos pelas microempresas (61.874) e empresas de pequeno porte (8.644). O setor de serviços concentra a maior parte desses empreendimentos, com 97 mil empresas, seguido pelo comércio (68.862), indústria (17.307), construção (11.346) e agropecuária (1.051).

A capital Natal lidera a concentração de pequenos negócios com 89.121 estabelecimentos, seguida por Parnamirim (25.055) e Mossoró (23.505). Apesar do crescimento expressivo, o estado enfrenta desafios como a taxa de mortalidade empresarial de 61,39%, alinhada à média nacional de 61,4%.

O otimismo do setor empresarial é evidenciado pelo Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) natalense, que registrou alta de 4,9% em dezembro, comparado ao mesmo período de 2023. Segundo a Fecomércio RN, essa confiança está relacionada à Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que cresceu 7,2%, além da queda nos níveis de desemprego.

Os dados da Confederação Nacional do Comércio mostram que apenas o segmento de bens duráveis apresentou leve retração na confiança (-1,5%). Em contrapartida, estabelecimentos com até 50 funcionários registraram aumento de 5% no índice de confiança.

Para Thales Medeiros, gerente da Agência Sebrae Grande Natal, embora existam desafios como a mortalidade empresarial, “o cenário econômico do estado apresenta sinais positivos de diversificação e resiliência”. A expansão consistente em diferentes setores, combinada com o crescimento do turismo e a confiança empresarial, sugere uma base sólida para o desenvolvimento econômico continuado do Rio Grande do Norte.

Os números apresentados em 2024 demonstram que o estado conseguiu estabelecer um ciclo virtuoso de crescimento, onde o desenvolvimento do turismo impulsiona o setor de serviços, que por sua vez estimula a criação de novos negócios, gerando um ambiente propício para investimentos e expansão econômica.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões
Combustível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }