Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
14 de junho de 2024 21:57

Varejo alagoano tem terceiro maior crescimento do Brasil, diz IBGE

Varejo alagoano tem terceiro maior crescimento do Brasil, diz IBGE

Em abril, as vendas no varejo cresceram 8,7% em Alagoas na comparação com o mesmo período do ano passado

O volume de vendas do comércio varejista registrou alta de 0,9% em Alagoas na passagem de março para abril. Antes, o crescimento havia sido de 5,3% em março, que interrompeu a queda no mês de fevereiro (-0,6%). Em janeiro (4,8%), o resultado também havia sido positivo. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE.

Centro comercial de Maceió | Foto: Fecomercio

Frente a abril de 2022, as vendas no varejo cresceram 8,7% em Alagoas, o terceiro maior resultado percentual do Brasil, atrás apenas do Tocantins (12,2%) e de Roraima (10,7%). Nos últimos 12 meses, houve avanço de 8,4%. Já no acumulado do ano, o volume de vendas registrou alta de 8,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No Brasil, as vendas no comércio varejista no país variaram 0,1% na passagem de março para abril. É o quarto mês seguido sem variações negativas e, com isso, no ano, há uma alta acumulada de 1,9%. Já o acumulado em 12 meses foi de 0,9%. No segundo bimestre do ano, o varejo registrou crescimento de 1,9%, quarta taxa positiva seguida.

Vendas no comércio varejista ampliado tem crescimento ainda maior

Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou crescimento de 2,3% em abril. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve alta de 8,5%. Nos últimos 12 meses, o comércio varejista ampliado cresceu 5,4% e, no acumulado do ano, registrou alta de 9,1%.

Sobre a pesquisa

A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país e traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação. A técnica de coleta é o – Questionário eletrônico autopreenchido (Casi) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (Papi).

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428
citer-piaui-hidrogenio-verde-jpg
Captura de tela de 2024-06-06 07-29-18
produtos-importados-2
industriaRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }