Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
8 de maio de 2024 02:38

Exclusivo: Conheça 10 programas de crédito para quem empreende no Nordeste

Exclusivo: Conheça 10 programas de crédito para quem empreende no Nordeste

A escolha do programa de crédito deve levar em conta as taxas aplicadas, objetivo do financiamento e vantagens oferecidas por cada banco

Empreendedores que estão iniciando um novo negócio ou em fase de estruturação da empresa entendem a necessidade de conseguir equilibrar as contas e fazer bons investimentos. Para isso, uma das alternativas mais comuns é a contração de linhas de crédito que podem ser aplicadas tanto como capital de giro no pagamento das despesas essenciais, como no investimento no futuro do negócio.

A seguir, confira 10 opções de crédito e financiamentos e as taxas de juros aplicadas recentemente pelas instituições financeiras destacadas.

1. Banco do Brasil — BB Capital de Giro Digital

O Banco do Brasil disponibiliza diferentes soluções para quem precisa de crédito para empreender, como o BB Capital de Giro Digital. O programa pode ser utilizado para compra de estoque e pagamento de fornecedores, com prazo total de até 48 meses, incluindo carência de até 6 meses, de acordo com o tamanho e capacidade de pagamento da empresa.

Segundo o Banco Central, a taxa de juros para capital de giro no Banco do Brasil, com prazo até 365 dias, em março, estava em 1,41% ao mês — sendo uma das mais baixas do mercado, e de 1,48% a.m. para prazos superiores a 365 dias.

Saiba mais sobre as opções oferecidas pelo Banco do Brasil: https://www.bb.com.br/site/pro-seu-negocio/credito/.

2. Banco do Nordeste — Crédito para Micro e Pequenas Empresas

O Banco do Nordeste é um dos principais para quem empreende na região, disponibilizando variadas opções de financiamento adequadas às suas demandas e tipos de empreendimentos | Foto: Divulgação

Segundo planilha do Banco Central do mês de março, a taxa de juros para capital de giro do banco, com prazo de até 365 dias, está na casa de 1,50% ao mês e de 1,66% em prazos maiores que 365 dias. O Banco do Nordeste é um dos principais para os empreendedores locais, oferecendo diversas linhas de crédito para as diferentes necessidades e tipos de negócio.

Entre eles, o Programa de Financiamento para Comercialização, Beneficiamento ou Industrialização de Produtos de Origem Agropecuária oferece crédito para aquisição de insumos, matérias-primas e demais produtos destinados à agropecuária. Para ter acesso a este tipo de financiamento é necessário se dirigir a uma agência da instituição.

Para mais informações sobre as linhas de crédito do Banco do Nordeste acesse: https://www.bnb.gov.br/web/guest/mpe/credito.

3. Caixa Econômica Federal — Capital de Giro Caixa

A Caixa Econômica também oferece diversos programas de capital de giro para pequenas empresas, como o Crédito Especial Caixa Empresa. Essa modalidade dispõe da vantagem de não ter uma destinação específica determinada, tornando-a ideal para empreendedores que precisam de liberdade para destinar os investimentos e equilibrar as contas.

Entretanto, segundo a planilha do Banco Central, este banco possui uma das taxas de juros mais altas, sendo 3,03% ao mês para capital de giro com prazo até 365 dias e 1,93% a.m. para prazos superiores a 365 dias.

Saiba mais sobre as opções de financiamento para empresas pela Caixa Econômica Federal no link: https://www.caixa.gov.br/empresa/credito-financiamento/Paginas/default.aspx.

4. BNDES – Crédito Pequenas Empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma instituição pública que tem como principal objetivo justamente facilitar o acesso ao crédito no país, como forma de impulsionar a economia. O Programa de Crédito para Pequenas Empresas pode ser acessado através das instituições financeiras credenciadas por estado, como Bradesco e Sicredi em Alagoas, responsáveis por financiar médias e pequenas empresas, respectivamente.

Outras instituições credenciadas no Nordeste são: Santander, Sicoob, Cresol, Tribanco, e Itaú. As taxas de juros cobradas neste programa consideram entre 1,25% e 1,45% ao ano do BNDES mais a tarifa negociada pela instituição operadora.

Entenda mais sobre este programa do BNDES: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/bndes-credito-pequenas-e-medias-empresas 

5. Itaú — Pronampe

Já a instituição privada Itaú Unibanco tem taxas de 1,81% a.m. para prazos de até 365 dias e 1,63% para prazos superiores a este, segundo a tabela do mês de março de 2024 do Banco Central.

Porém, operando pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o Itaú Unibanco consegue oferecer uma das linhas de crédito com menores juros, sendo 6% ao ano mais taxa da Selic.

Saiba mais sobre as regras e como acessar o programa com o Itaú Unibanco: https://www.itau.com.br/empresas/emprestimos-financiamentos/fgo  

6. Santander — Compror

O Santander tem soluções bem completas para auxiliar nas diferentes fases da estruturação e crescimento do seu negócio. Uma delas é a linha para compror, na qual é possível pagar à vista aos fornecedores — logo conseguindo melhores orçamentos —, por meio de um empréstimo com maior prazo a ser pago diretamente à instituição financeira.

Porém, novamente vale se atentar ao valor alto da taxa de juros de 3,24% a.m. no caso de capital de giro com prazo até 365 dias e 2,28% em prazos superiores a 365 dias para soluções de capital de giro.

Entenda as outras soluções de crédito do Santander para empresas pelo link: https://www.santander.com.br/creditos-e-financiamentos-para-empresas 

7. Creditas — Crédito para MEI

Com uma proposta diferente de financiamento de crédito, esta instituição oferece a utilização do seu veículo ou imóvel para ter juros a partir de 1,09% a.m., entre outras condições de crédito para o Microeemprendedor Individual.

O programa pode ser aplicado para a quitação de dívidas, investimento no negócio e capital de giro. A contratação é feita totalmente online, similar a uma contratação de crédito pessoal, para facilitar o acesso do microempreendedor — sem pagamentos antecipados para a aprovação do crédito.

Para saber mais sobre como funciona a solução de financiamento acesse: https://www.creditas.com/emprestimo-mei 

8. Bradesco — Capital de Giro

O programa de financiamento para capital de giro do Bradesco é destinado a empresas que desejam potencializar fluxo de caixa, adquirir mercadorias e investir em novas oportunidades de negócio.

A instituição oferece também uma solução de crédito socioambiental, que conta com linhas próprias para financiamento e aquisição de sistemas de energias renováveis, por exemplo, como a fotovoltaica. Além disso, há também condições especiais para implantação, expansão e modernização de empreendimentos na área de agronegócios.

Contudo, a instituição também tem taxas de juros mais altas, com capital de giro com prazo até 365 dias em 3,59% a.m. e 1,86% para prazos superiores.

Acesse o site da instituição para conhecer melhor os programas e condições: https://banco.bradesco/html/pessoajuridica/solucoes-integradas/emprestimo-e-financiamento/index.shtm 

9. Porto Seguro — Capital de Giro Porto Bank

Conhecida pelas suas linhas de seguro, a Porto Seguro também tem sua vertente financeira, atendendo empresas e empreendedores que buscam uma opção de crédito para alavancar o negócio com capital de giro. O Porto Seguro Bank tem ainda vantagens especiais e taxas menores que o cheque especial para corretor, fornecedor ou prestador de serviço da empresa principal.

As taxas de juros para o capital de giro com prazo até 365 dias, em março, pela tabela do Banco Central, foi de 2,97% a.m. e 2,22% para financiamentos com prazo superior a 365 dias.

Consulte mais informações no site da empresa: https://www.portoseguro.com.br/emprestimos-e-financiamento.

10. Banco Safra — Cédula de Produto Rural (CPR)

O tradicional Banco Safra tem várias opções de crédito destinadas ao setor rural. Para quem deseja antecipar os recebíveis, a linha CPR funciona como alternativa de financiamento em que o Safra adquire o título de Cédula de Produto Rural para o empreendedor rural ter acesso antes aos recursos da venda de sua produção agrícola futura.

Segundo a planilha do Banco Central, o capital de giro com prazo até 365 dias do Banco Safra é 2% ao mês e 1,68% em prazos superiores a este.

Acesse o site e confira as demais soluções de crédito para empresas do Banco Safra: https://www.safra.com.br/servicos/pessoa-juridica/emprestimo-e-financiamentos.htm 

 

Depois de conhecer algumas das principais opções de programas de crédito para quem empreende no Nordeste, é fundamental analisar com cautela qual alternativa mais se adequa aos interesses e necessidades da sua empresa no momento.

Todas as dúvidas e informações devem ser conferidas nos canais oficiais de cada programa e/ou instituição financeira.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

algodão bahia
nordeste-ciencia-tecnologia
startup summit
petrobras-sergipe-ag_786761713963621
Vestido pitel BBB
Zeina Latiff | Divulgação
Captura de tela 2024-05-02 073819
WhatsApp-Image-2024-04-28-at-15.58
red carpet 4
20200508140536_a6fb8930fa0af3882a78b4bc9dac9b746f299348a1d7147cb5b3686e4fa97b56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }