- Nordeste lidera o engajamento: Com uma média de 57,68% de engajamento corporativo, profissionais do Nordeste superam a média nacional de 40%.
- Destaque para o Ceará: Estado se sobressai com 66,10% de engajamento, seguido por Sergipe (63,64%) e Bahia (62%).
- Aspectos que mais engajam: Ambiente de trabalho positivo, oportunidades de crescimento e confiança na liderança são os principais impulsionadores do engajamento na região.
Um estudo pioneiro, o Engaja S/A – Índice Nacional de Engajamento de Funcionários no Brasil, realizado em parceria pela Flash, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e o Grupo Talenses, revelou que o Nordeste do Brasil lidera o engajamento de funcionários, alcançando uma média de 57,68%. Isso supera a média nacional, que é de 40%.
A pesquisa, que ouviu 1.732 trabalhadores em todo o país, entre agosto e outubro de 2023, mostrou que o ambiente de trabalho positivo, as oportunidades de crescimento e a confiança na liderança são os principais impulsionadores do engajamento na região.
Dentre os nove estados do Nordeste, o Ceará se destaca como líder em engajamento, com 66,10% dos profissionais demonstrando forte comprometimento com as empresas onde atuam. Sergipe e Bahia seguem de perto, com 63,64% e 62%, respectivamente.
Em relação aos aspectos que mais engajam os profissionais nordestinos, 64,89% destacam o “ambiente de trabalho positivo”, seguido de “oportunidades de crescimento” (64,26%) e “confiança na liderança” (49%).
Dados de engajamento corporativo:
- Nordeste: 57,68%
- Ceará: 66,10%
- Sergipe: 63,64%
- Bahia: 62%
- Pernambuco: 57,97%
- Alagoas: 52,63%
- Paraíba: 43,75%
- Rio Grande do Norte: 43,48%
- Maranhão: 42,86%
Aspectos do engajamento corporativo no Nordeste:
- Ambiente de trabalho positivo: 64,89% dos profissionais nordestinos destacam este aspecto, que promove condições flexíveis e inclusivas.
- Oportunidades de crescimento: Com 64,26% de engajamento, os colaboradores valorizam empresas que oferecem caminhos para avanço na carreira.
- Confiança na liderança: Práticas transparentes e comunicativas impactam 49% dos profissionais nordestinos, fortalecendo o vínculo com a empresa.
Entretanto, o estudo também revela desafios. Nacionalmente, a remuneração é apontada como o item mais crítico, evidenciando uma insatisfação generalizada com os pacotes de benefícios financeiros e bonificações oferecidos pelas empresas.
Segundo Danilo Lima, diretor de marca da Flash, o engajamento dos funcionários é um indicador muito relevante, pois impacta diretamente no clima organizacional e na produtividade das empresas. O Engaja S/A oferece um mapeamento detalhado que auxilia as empresas e os profissionais de recursos humanos a encontrarem estratégias para fortalecer o comprometimento dos profissionais com a empresa e seus objetivos.
O estudo completo está disponível gratuitamente no site da Flash, uma plataforma de gestão da jornada de trabalho que oferece soluções completas para gerenciar benefícios, despesas corporativas e pessoas. Com mais de 29 mil empresas clientes e mais de 1 milhão de usuários, a Flash é pioneira no mercado de benefícios flexíveis, tendo levantado 100 milhões de dólares em investimentos em 2022.