Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
12 de setembro de 2024 19:24

A governança na gestão pública com o uso do Método Ágil pode ajudar na transformação do setor público

A governança na gestão pública com o uso do Método Ágil pode ajudar na transformação do setor público

A governança eficaz na gestão pública permite a alocação adequada dos recursos públicos e a implementação eficiente das políticas públicas

A governança na gestão pública refere-se à forma como as instituições e os processos são organizados e gerenciados no setor público, visando a eficácia, eficiência, transparência e a prestação de contas. Uma boa governança na gestão pública envolve a definição clara de responsabilidades, a adoção de processos transparentes e participativos na tomada de decisões, o estabelecimento de mecanismos de controle e monitoramento, e a promoção da ética e da integridade no serviço público.

Ao se implementar uma governança eficaz na gestão pública, é possível alcançar uma série de benefícios como a alocação adequada dos recursos públicos e a implementação eficiente das políticas públicas, garantindo que os resultados desejados sejam alcançados de forma mais eficaz e ágil.

Para que a governança consiga produzir efeitos duradores é fundamental a promoção da participação colaborativa da sociedade e a transparência, garantindo que as informações sejam não só acessíveis aos cidadãos, mas que eles sejam consultados, seja de forma direta, seja por meio de representação por entidades representativas do setor produtivo ou de segmentos diversos da sociedade.

Esta forma de gerir contribui para construir uma cultura organizacional nos órgãos públicos permeada pela ética e a integridade, ajudando a prevenir a corrupção e o uso indevido dos recursos públicos. Neste ambiente, a inovação e a troca de ideias fluem com muito mais facilidade, desenvolvendo o sentimento na corporação pública da necessidade do contínuo aprendizado e busca por melhores prática e projetos.

Uma governança sólida incentiva a experimentação de novas abordagens e a busca pelas melhores soluções para os desafios enfrentados pela sociedade. Portanto, investir na governança na gestão pública é uma chave para avançar e promover um governo eficiente, transparente e responsável, que atenda às necessidades e expectativas da população. Isso contribui para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social.

Entretanto, para uma maior efetividade na governança o Método Ágil pode simplificar a implementação da governança, pois tem como princípios a flexibilidade, colaboração, adaptação e a entrega contínua de valor. Essa abordagem é amplamente utilizada no desenvolvimento de software, mas também pode ser aplicada na gestão de processos de trabalho e projetos, pois valoriza a colaboração e a comunicação constante entre os membros da equipe.

Desenvolver equipes multifuncionais com forte incentivo a trabalharem juntas, compartilhando conhecimentos e experiências para obterem os melhores resultados é um dos propósitos do método. Com feedback vertical e horizontal contínuo, a comunicação e o engajamento da organização pública naturalmente burocrática estimula uma espécie de priorização adaptativa, saindo da rigidez e do apagão das canetas típica de gestões governamentais. Dessa forma, a busca por entregas parciais e incrementais focando a gestão para resolver os problemas de forma fragmentada e estruturada resultando numa entrega de valor incremental.

Por tudo isso, uma boa governança na gestão com uso do Método Ágil pode propiciar uma espécie de auto-organização da instituição com maior liberdade na tomada de decisões, permitindo a entrega de valor mais rapidamente na prestação de serviços à população.

O Ministério dos Transportes está introduzindo estas técnicas com o objetivo de tirar do papel dezenas de projetos e obras que vinham sofrendo com a inanição. Assim, devemos encaminhar a entrega ao País de uma logística mais eficiente e segura.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Empreendimento, situado na região da Cidade Universitária, conta com duas torres de 15 andares | Foto: Angélica Reis
queimada-em-plantacao-de-cana-de-acucar-em-dumont-sp-em-24-de-agosto-de-2024-1724673705662_v2_900x506
12bc9563-a62e-4712-acb6-ee98b58ed26f.jpe
EMPREGO
Maceió sedia evento preparatório do G20 com foco em inclusão digital | Foto: Audiovisual G20 Brasil
IMG_2906
Captura de tela de 2024-09-06 19-53-43
log_luis
Representantes do BNB (E) ao lado do governador Paulo Dantas, do ministro Paulo Teixeira, e das agricultoras familiares que assinaram contratos de crédito com o Agroamigo - Foto: Assessoria
colheita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }