Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
23 de fevereiro de 2024 13:15

A retomada do turismo no Cariri: produções cinematográficas e fim da pandemia movimentam empreendedores na Roliúde Paraibana

A retomada do turismo no Cariri: produções cinematográficas e fim da pandemia movimentam empreendedores na Roliúde Paraibana

Novas pousadas, restaurantes e passeios ampliam a oferta de experiências turísticas na terra dos lajedos
Para os amantes da natureza, o café da manhã ao nascer do sol no alto de uma das pedras do Lajedo do Bravo é um espetáculo à parte. Foto: Caio Nogueira

Por Camila Esposte
Para Jornal da Paraíba

O turismo em Cabaceiras, no Cariri paraibano, está a todo vapor. Com o fim da Emergência de Saúde Pública para covid-19 e a proximidade do lançamento de mais uma produção cinematográfica gravada na região, empreendedores locais estão se movimentando para oferecer novas experiências aos turistas que visitam a terra dos lajedos.

Localizada geograficamente no semiárido brasileiro, Cabaceiras, conhecida como a Roliúde Nordestina, tem o menor índice pluviométrico do país. Essa característica proporciona o cenário e luz ideais para produções cinematográficas e, por isso, vem atraindo novas gravações para a região. Uma delas, a série da Amazon Prime Video Cangaço Novo, deve ser lançada em breve.

Entusiasmado com a novidade, Amilton Cunha, responsável pela atração turística Complexo Saca de Lã, explica, em detalhes, como foi gravada uma das cenas no local onde fica localizada a Saca de Lã, um paredão com blocos rochosos que tem este nome por se assemelhar a fardos de algodão empilhados. Segundo ele, outra produção a ser gravada, esta da Globo, deve retratar a história de Lampião e Maria Bonita. E ainda existe a expectativa de que mais uma produção, da Disney, seja também seja gravada em breve.

Cunha iniciou, nos últimos anos, uma ampliação das experiências oferecidas dentro da propriedade, que agora dispõe de pousada, restaurante e um novo ponto de visitação, a trilha Portal da Luz. O reflexo da luz solar entre as rochas produz efeitos luminosos que deixam os turistas encantados.

Ainda pouco conhecida, outra novidade é a visitação ao Lajedo do Bravo. Os rochedos arredondados com escritas rupestres e gravuras levam o turista a uma viagem ao tempo em que a terra era ocupada por civilizações pré-históricas e por animais da megafauna. A condução irretocável do passeio, feita pelo guia e responsável pela propriedade, Douglas Pereira, é uma aula e compõe com o cenário exuberante das rochas e jardins de cactus.

Para os amantes da natureza, o café da manhã ao nascer do sol no alto de uma das pedras do Lajedo do Bravo é um espetáculo à parte, com menu do chef Samuel Cirne, oferecido pela Pousada Matuto Sonhador. A hospedagem, que existe há pouco mais de dois anos, oferece, além de uma excelente experiência gastronômica, chalés confortáveis e um ambiente acolhedor e hospitaleiro. Isso sem falar na anfitriã Juliette, uma linda Border Collie que todos os dias vai cumprimentar os hóspedes.

E, por fim, impossível não mencionar o já famoso Lajedo de Pai Mateus, conhecido por suas gigantescas formações de granito em formatos arredondados. A propriedade oferece uma das hospedagens mais tradicionais e recebe grupos de turistas que chegam para conhecer a paisagem que mais parece de outro planeta.

Com as novidades, os empreendedores do turismo local esperam receber um volume maior de turistas a partir do lançamento das novas séries, o que deve ajudar a projetar nacionalmente o destino ainda pouco conhecido em outras regiões do país.

Serviço:

Complexo Saca de Lã

Telefone: 83 98687-2040

Instagram: @saca_de_la

Lajedo do Bravo

Telefone: 83 98779-6720

Instagram: @lajedo_do_bravo

Pousada Matuto Sonhador

Telefone: 83 98855 1972

Instagram: @pousadamatutosonhador

Pousada Pai Mateus

Telefone: 83 98809 4998

Instagram: @paimateus

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Reprodução
B3 | Reprodução
Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }