Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
25 de abril de 2024 11:19

Alagoas volta a receber cruzeiros em dezembro com 23 navios confirmados

Alagoas volta a receber cruzeiros em dezembro com 23 navios confirmados

Anvisa definiu protocolos sanitários para retomada da temporada de cruzeiros no Brasil. Passageiros só podem viajar nos navios após completarem vacinação contra Covid.

Por g1 AL

Suspensa desde março de 2020 em todo o Brasil por causa da pandemia, a temporada de cruzeiros foi retomada neste mês de novembro. Alagoas aguarda a chegada de 23 navios ao Porto de Maceió em dezembro. O primeiro navio, o MSC Seaside, vem de Recife, atraca na capital alagoana no dia 8 de dezembro, e segue viagem para Salvador.

Em outubro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu protocolos sanitários para viagens em navios de cruzeiro. Segundo as regras, passageiros devem apresentar comprovante de vacinação completa e navios só podem circular com 75% da capacidade.

A chegada do MSC Seaside no dia 8 vai ser o primeiro teste de Alagoas de embarque e desembarque de passageiros após a conclusão das obras do terminal de passageiros do Porto de Maceió.

“O Nordeste hoje é o principal destino doméstico dos cruzeiros no Brasil e Alagoas está inserida neste cenário, batendo na temporada 2021/2022 o recorde de recepção de navios, com 23 embarcações atracando no Porto de Maceió, trazendo visitantes e gerando receita, fortalecendo o segmento do turismo e, consequentemente, a economia de Alagoas”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

De acordo com estudo da Cruise Lines International (CLIA), o setor de cruzeiros marítimos gerou cerca de US$ 154,5 bilhões de dólares de receita em 2019, empregando 1,17 milhão de pessoas no mundo. No Brasil, na temporada 2019/2020, 470 mil cruzeiristas foram embarcados, gerando um impacto econômico médio por cruzeirista nas cidades-escala de R$ 557,32.

Retomada com protocolos

Com o avanço da vacinação do Brasil, a retomada segura e gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. No total, nove municípios alagoanos já foram contemplados com a certificação internacional: Pilar, Penedo, Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro e Roteiro.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Grupo M.Dias Branco é a maior empresa do agronegócio nordestino | Divulgação
rua grande_comércio_são luís
Finep day
Exposição sobre a província de Sichuan. Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco
sudene
18042024 Lancamento Credito Desenvolve SECTI (EF) 0001
banco do nordeste
Prefeito-Bruno-Reis-1024x638
expoalagoas-2024
Energia solar grátis | Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }