Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
11 de novembro de 2025 06:59

Algás mira expansão do mercado de GNV em Alagoas com incentivo a motoristas de aplicativo e taxistas

Algás mira expansão do mercado de GNV em Alagoas com incentivo a motoristas de aplicativo e taxistas

O Papel do GNV na redução de custos e impacto ambiental
Foto: Reprodução/Facebook

O Gás Natural Veicular (GNV) tem se consolidado como uma alternativa econômica e sustentável para o setor de transportes em Alagoas. Atualmente, o combustível representa cerca de 13% das vendas totais de gás natural da Algás, e a companhia tem como objetivo fortalecer ainda mais sua presença, especialmente entre motoristas de aplicativo e taxistas, que se beneficiam de uma economia superior a 40% em relação à gasolina.

Expansão e perspectivas para o GNV

De acordo com Arthur Mergulhão, que assessor da diretoria administrativa e financeira da empresa, a estratégia da Algás para ampliação da utilização do GNV inclui incentivos para motoristas e empresas que desejem aderir ao combustível. A companhia também estuda a viabilidade do uso do gás em frotas pesadas, como caminhões, atendendo a grandes indústrias interessadas na redução de sua pegada de carbono. Esse movimento está alinhado com a crescente demanda por soluções sustentáveis no setor logístico e industrial.

Política de preços e composição tarifária

A tarifa do GNV é composta por três parcelas principais:

1. Parcela da molécula: custo do gás natural adquirido pela Algás;
2. Margem de distribuição: valor regulado anualmente pela Agência Reguladora do Estado de Alagoas para cobrir a operação da distribuidora, representando cerca de 13% da tarifa em 2024;
3. Tributos: encargos e impostos incidentes sobre o combustível.

O preço da molécula sofre influência direta da cotação internacional do petróleo e do câmbio, sendo reajustado trimestralmente.

Sustentabilidade e o futuro do GNV

Além da economia significativa, o GNV é uma opção ambientalmente vantajosa. Sua utilização reduz a emissão de gases do efeito estufa quando comparado à gasolina e ao diesel, tornando-se uma solução estratégica para frotas comprometidas com a sustentabilidade.

A Algás também está atenta às oportunidades de expansão do mercado de GNV no Nordeste. A companhia participa de estudos para avaliar o potencial de crescimento do combustível na região, buscando alternativas para torná-lo ainda mais competitivo e acessível para motoristas e empresas.

Com uma estratégia voltada para expansão, sustentabilidade e eficiência econômica, a Algás reforça seu compromisso com a disseminação do GNV em Alagoas. A perspectiva é de crescimento contínuo, beneficiando tanto o setor de transportes quanto o meio ambiente.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

agrícola
aeroporto
Data centers
balança comercial
Rudrigo Araújo
Governo Piauí
Carreta da saúde
Dessal Ceará (1)
Ministério dos Transportes
leilões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }