A BYD (Build Your Dreams) inaugurou oficialmente sua fábrica em Camaçari, na Bahia, nesta semana. Com capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano e investimento de R$ 5,5 bilhões, a planta é a primeira da montadora chinesa em solo brasileiro e um dos maiores complexos da América Latina voltados exclusivamente à produção de carros eletrificados.
A estreia simbólica coube ao modelo 100% elétrico BYD Dolphin Mini, já o mais vendido do Brasil em sua categoria e premiado como Carro Urbano do Ano de 2025 pelo World Car Awards. Produzido agora em território nacional, o compacto representa a ambição da marca de democratizar o carro elétrico no país. Ao lado dele, o super híbrido Song Pro e o sedã King também entram em produção nas próximas semanas.
“A BYD chega com tecnologia, investimentos e propósito: fazer parte do próximo capítulo do setor automotivo nacional”, afirmou Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da empresa no Brasil. Segundo ele, a unidade baiana marca “um salto tecnológico e uma vitória da inovação”.
Tecnologia de ponta e produção escalável
A fábrica de Camaçari — instalada no terreno anteriormente ocupado pela Ford — foi erguida em tempo recorde: apenas 15 meses entre o início das obras e a apresentação do primeiro carro de pré-produção. A linha de montagem utiliza robôs, inteligência artificial e rastreamento em tempo real para garantir eficiência e precisão. Um sistema de fricção silenciosa reduz o nível de ruído a menos de 70 decibéis, criando um ambiente mais confortável para os trabalhadores.
Segundo Tyler Li, presidente da BYD no Brasil, o país ocupa agora posição estratégica na transição energética global. “A expansão da nossa rede, a liderança em vendas e o sucesso da fábrica comprovam que estamos no caminho certo”, disse.
Empregos e fornecedores locais
Até o momento, mais de mil trabalhadores já atuam na unidade, e outras 3 mil vagas devem ser abertas até o fim do ano. A planta também começou a firmar parcerias com fornecedores nacionais. A primeira empresa homologada foi a Continental Pneus, também instalada em Camaçari. Ao todo, 106 companhias brasileiras devem integrar a cadeia produtiva local.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, celebrou a importância estratégica da iniciativa. “Estamos colocando a Bahia no centro do desenvolvimento e da transição energética. Esta fábrica é um símbolo da nossa capacidade de inovar e de gerar emprego qualificado para o povo baiano”, declarou.
Além dos modelos iniciais, a fábrica se prepara para lançar um motor híbrido flex exclusivo — o 1.5 DM-i —, fruto da cooperação entre engenheiros brasileiros e chineses. Projetado para funcionar com gasolina e etanol, o motor reafirma o compromisso da BYD com a sustentabilidade local e com o uso de biocombustíveis.
Com uma área de 4,6 milhões de metros quadrados, o complexo terá capacidade futura para produzir 300 mil veículos por ano, com avanço progressivo do índice de nacionalização: da montagem SKD (Semi Knocked-Down) para produção completa com soldagem, pintura e estampagem em solo brasileiro.
No mercado brasileiro desde 2014, a BYD já lidera a venda de veículos 100% elétricos e também é destaque no segmento híbrido. Em maio deste ano, a marca foi responsável por 90% das vendas de carros elétricos no país. Sua rede de concessionárias, hoje com 180 lojas, está presente em todos os estados e deve chegar a 240 até o fim de 2025.
Luiz Carlos Caetano, prefeito de Camaçari, enxerga na chegada da BYD um divisor de águas: “O município se posiciona como protagonista na nova indústria automotiva. Estamos vendo nascer um polo gerador de renda, inovação e oportunidades para toda a região metropolitana.”