Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
1 de março de 2024 22:19

Beach Park adere ao Pacto Global da ONU pela sustentabilidade

Beach Park adere ao Pacto Global da ONU pela sustentabilidade

A adesão reforça o compromisso da empresa cearense com a sustentabilidade, área em que já executa ações em diversas frentes
O Beach Park (foto), principal atração turística da Grande Fortaleza, aderiu ao Pacto Global da ONU. Foto: Divulgação

Por Egídio Serpa
Para Diário do Nordeste

Novidade! O Beach Park acaba de ingressar no Pacto Global no Brasil.

Trata-se de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de 10 Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nessa nova agenda.

A adesão do Beach Park reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade, área em que já executa ações em diversas frentes. Por exemplo: o Beach Park tem sua própria Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e é pioneiro no tratamento e reaproveitamento da água.  A iniciativa está ligada ao ODS número seis, que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

O Beach Park tem Certificação Lixo Zero 2022/2023 do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). A empresa realiza coleta seletiva, em que mais de 95% de seus resíduos são destinados para a reciclagem ou são transformados em novos produtos. Essas ações relacionam-se ao ODS 12. Já em consonância com o ODS 13, O Beach Park neutralizou as operações do parque aquático, adquirindo para isso 141 créditos de carbono oriundos do Projeto Envira Amazônia – uma iniciativa do REDD + (Redução de Emissões por Desmatamento evitado e Degradação), que protege 39 mil hectares de floresta tropical brasileira.

O Beach Park também executa ações referentes ao ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico: por meio do Programa Capacita Aquiraz, em parceria com a Prefeitura de Aquiraz, a comunidade do entorno foi treinada em cursos voltados para o mercado turístico.

Em parceria com Faculdade de Ensino Portal (FEP), o Beach Park capacitou duas turmas em Hotelaria Básica, posteriormente contratadas pelo empreendimento ou por outras empresas da região.

“A adesão ao Pacto Global da ONU reforça o posicionamento do Beach Park em promover ações de sustentabilidade e de renovar o compromisso com a implementação da Agenda 2030, ao nos unir com outras importantes organizações em favor da resolução de questões cada vez mais urgentes e imprescindíveis para alcançarmos um futuro sustentável”, como diz o CEO do Beach Park, Murilo Paschoal.

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Renata dos Santos, Secretária da Fazenda de Alagoas | Reprodução
Obras da Transnordestina | Foto: Agência Senado
agencia do bnb no bairro passaré - fortaleza - ceara
conectarecife
OIP
The landscape of Caatinga in Brazil
2021-04-23-general-salgado-5-1
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }