Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
29 de maio de 2024 05:26

Boas histórias e muitas novidades fazem de 2023 o melhor ano do IPA

Boas histórias e muitas novidades fazem de 2023 o melhor ano do IPA

Conheça as publishers do Investindo por Aí e saiba como foi este ano para o IPA

Pouco antes de fechar as cortinas de 2023, nos debruçamos para realizar uma tarefa necessária. É a hora do balanço do ano. E ele foi excepcional para o Investindo Por Aí.

O portal foi inteiramente reformulado, ganhou nova identidade visual, reforçou sua equipe e confirmou sua aposta: sim, o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Nordeste mostra-se uma realidade. Nosso foco sempre foi noticiar esse potencial, por meio de um jornalismo independente, que ao mesmo tempo é capaz de identificar gargalos ou erros que impedem essas oportunidades de se materializarem.

De pequenos a grandes negócios, o Investindo Por Aí reportou histórias inspiradoras, oferecendo ao mercado informações capazes de amparar decisões empresariais e ampliar o conhecimento sobre uma região brasileira ainda invisibilizada no noticiário nacional. O que nos move é apresentar jornalismo de alta qualidade enquanto também colaboramos para promover conhecimento sobre o Nordeste.

Uma informação relevante sobre nós, as publishers do site, que alguns não sabem: Danielle é carioca e moradora de Maceió, e Patrícia é goiana, há 30 anos morando em São Paulo. O fato de não sermos nordestinas e já termos ouvido muitas bobagens sem fundamento sobre o Nordeste e seu povo foi a principal motivação para iniciar esse processo de desconstrução de uma imagem que, sem motivo algum, foi disseminada pelo Brasil afora. Vários mercados estão voltando seus olhos para os nove estados que compõem a região, pois entenderam que eles são o futuro da economia do país. A vocação para uma série de novos negócios, como desenvolvimento e exportação de novas tecnologias, por exemplo, vem demonstrando a capacidade criativa e produtiva do Nordeste, que prova que oferece muito mais do que sol e boas praias (e sabe votar muito bem).

Além de oferecer um panorama consistente sobre os principais fatos que impactam diariamente a economia nordestina, o Investindo Por Aí consolidou-se em 2023 como um portal de notícias com crescente visibilidade no universo on-line graças também a seus conteúdos exclusivos. Foram inúmeras as reportagens que destacaram o perfil empreendedor dos negócios na região, mas que também ajudaram a repercutir movimentos políticos e ações regulatórias que regem o ambiente macroeconômico.

Para ofertar uma visão mais consolidada sobre os principais acontecimentos, o Investindo Por Aí passou a produzir sua newsletter (inserir link para assinatura) que gratuitamente apresenta os destaques semanais da economia nordestina.

Nossa avaliação é a de que 2023 também foi um ano positivo para o Nordeste, de forma geral. Há um movimento de recuperação das contas públicas com a renovação de vários governos, fortalecendo ajustes fiscais e recuperando a capacidade de arrecadação após anos de muita restrição (impostas pelo contexto da pandemia e também pelo governo Bolsonaro).

Contra um obscurantismo que dominou a antiga gestão federal em relação ao Nordeste, vários investimentos estruturais foram retomados em 2023. Grandes grupos empresariais confirmaram as oportunidades ofertadas pelos estados da região e anunciaram novos investimentos. Nosso portal esteve sempre atento para dar visibilidade a esses acontecimentos.

Esses resultados não teriam sido possíveis sem os parceiros que nos acompanharam nesse período. Aos anunciantes e assessorias de comunicação, nosso obrigada por acreditar no projeto e no potencial do Investindo Por Aí no campo do jornalismo independente, tão necessário para o Nordeste. Reforçamos aqui nossa admiração aos jornalistas que atuaram conosco, com seu olhar atento, zeloso e responsável para os fatos, transformando-os em notícias bem apuradas.

Nossos melhores votos também aos prestadores de serviços que nos ajudaram a transformar o portal em 2023 com tecnologia e conteúdo. E aos nossos leitores, um convite para seguirmos juntos em 2024 – um ano que nos brindará com sucesso redobrado.

Boas notícias a todos nós neste fim de ano e na virada para 2024.

* Danielle Santoro e Patrícia Gil, publishers do Investindo Por Aí.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

b3-4
Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }