Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
1 de março de 2024 21:17

Bolsa e real têm um dos melhores desempenhos globais com forte otimismo após 1º turno das eleições

Bolsa e real têm um dos melhores desempenhos globais com forte otimismo após 1º turno das eleições

A distância mais apertada que o esperado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) explica parte do bom humor nos mercados, assim como a composição do Congresso Nacional, cujo perfil se alinha mais à direita

Lula e Bolsonaro disputam segundo turno — Foto: Foto: Montagem

Por Victor Rezende e Matheus Prado e Lucinda Pinto

Para Valor — São Paulo

O mercado recebeu de forma positiva o resultado do primeiro turno das eleições. O Ibovespa sustenta alta firme e bem mais intensa que outros mercados acionários globais, ao mesmo tempo em que o real sustenta um dos melhores desempenhos entre as moedas nesta segunda-feira. A distância mais apertada que o esperado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) explica parte do bom humor nos mercados, assim como a composição do Congresso Nacional, cujo perfil se alinha mais à direita.

“No geral, isso sinaliza os desafios que um eventual governo de esquerda enfrentaria e, também, provavelmente, ressalta a necessidade de Lula migrar para o centro para cruzar a linha de chega no segundo turno”, dizem os economistas Cassiana Fernandez, Vinicius Moreira e Mirella Sampaio, do J.P. Morgan, em relatório enviado a clientes. “Embora acreditemos que as chances ainda pareçam um pouco mais favoráveis a Lula neste momento, será fundamental ver se Bolsonaro pode ganhar impulso após os fortes resultados de domingo”, escrevem.

Nos mercados domésticos, esse cenário se traduz em uma valorização firme dos ativos brasileiros. Por volta das 11h50, o Ibovespa saltava 4,80%, para 115.317 pontos. Também há um movimento relevante de descompressão de prêmio de risco no mercado de juros, onde a taxa do DI para janeiro de 2027 recuava de 11,535% para 11,25%.

Já o real tem hoje o melhor desempenho entre as moedas globais nesta segunda-feira. Por volta de 12h05, o dólar cedia 4,09%, a R$ 5,1735, enquanto a moeda americana exibia queda de 3,70% ante o rublo russo, que ocupa a segunda posição. A valorização do petróleo, de mais de 4% nesta manhã, também explica parte desse fortalecimento do real. Tanto é que divisas de outros países produtores de commodities também mostram ganhos importantes. Além do rublo russo, é o caso do dólar australiano (+1,22%) e coroa noruega (1,39%).

Antes do primeiro turno, o mercado chegou até mesmo a embutir nos ativos um prêmio de risco adicional devido ao aumento das chances de vitória de Lula ontem. Na medida em que esse cenário não se confirmou, os agentes agora retiram esse prêmio de risco e colocam nos preços a possibilidade de um cenário em que Lula migre para o centro, onde possa, até mesmo, revelar nomes de seu corpo de ministros, em especial o que comandará a Economia.

“Se Bolsonaro se reeleger, a agenda liberal privatista de Paulo Guedes tem boa chance de avançar com rapidez, incluindo a privatização da Petrobras. Se Lula vencer, governará de mãos mais amarradas. Não conseguirá, provavelmente, implementar uma agenda mais à esquerda na economia e em outros campos das políticas públicas. Além disso, terá forte incentivo, inclusive eleitoral, para chamar o [ex-ministro Henrique] Meirelles ou alguém parecido para gerir a economia em seu governo”, apontam os analistas da MCM Consultores em nota enviada a clientes.

Vale notar, ainda, que o Ibovespa demonstra reação forte ao pleito, com destaque para a performance amplamente positiva das estatais. Os papéis ordinários e preferenciais da Petrobras avançavam 9,25% e 9,30%, respectivamente, e Banco do Brasil ON ganhava 8,05%. Adicionalmente, a surpreendente vantagem de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ante Fernando Haddad (PT) na disputa pelo governo de São Paulo fazia Sabesp ON disparar 17,18%.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Renata dos Santos, Secretária da Fazenda de Alagoas | Reprodução
Obras da Transnordestina | Foto: Agência Senado
agencia do bnb no bairro passaré - fortaleza - ceara
conectarecife
OIP
The landscape of Caatinga in Brazil
2021-04-23-general-salgado-5-1
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }