Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
20 de junho de 2024 02:34

Brasileiro consome mais cerveja em 2021, e setor no Ceará está otimista com recuperação neste ano

Brasileiro consome mais cerveja em 2021, e setor no Ceará está otimista com recuperação neste ano

Expectativa para 2022 é que o comportamento de crescimento se repita
Consumo doméstico de cerveja aumentou durante a pandemia. Foto: Shutterstock

Por Lívia Carvalho
Para Diário do Nordeste

Indústrias, comércios, serviços, todos da cadeia produtiva sofreram os prejuízos das restrições impostas pela Covid-19. Contudo, apesar do fechamento presencial de bares e restaurantes e da não realização de eventos, a indústria cervejeira no Brasil apresentou crescimento de 7,7% nas vendas na comparação de 2020 com 2021.

O dado faz parte do levantamento da Euromonitor para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). As informações dão conta ainda que o volume vendido no ano passado chegou a cerca de 14,3 bilhões de litros. Em 2020, o registrado foi de 13,31 bilhões de litros.

No Ceará, o setor de bares e restaurantes está otimista quanto à recuperação do consumo nos estabelecimentos a partir do segundo semestre deste ano. O superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky, explica que o consumo em casa e a implantação de tecnologias para se aproximar do consumidor são fatores que ajudaram a indústria a alcançar esse resultado positivo.

 

 

Comportamento no Ceará 

Embora a pesquisa não distribua os dados de forma regional, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel), Taiene Righetto, pontua que o ano de 2021 foi um ano difícil para o setor por causa de mais um lockdown, mas no segundo semestre foi possível ter uma melhora nos faturamentos.

O fato de não ter Carnaval por mais um ano, segundo Righetto, não deve impactar negativamente o setor, já que sem grandes festas, o público tende a frequentar bares e restaurantes.

Assim, a expectativa do presidente da Abrasel é de que a recuperação deva acontecer a partir do segundo semestre deste ano, possibilitada pela ampla cobertura vacinal contra a Covid-19 e o arrefecimento da terceira onda. O que deve, portanto, causar um aumento nas vendas de cerveja.

Consumo mais consciente  

O superintendente do Sindicerv aponta também que, mesmo com o aumento, o consumo se deu de forma mais consciente em 2021. “Quando você está num bar ou restaurante você passa um maior número de horas e, em casa, você já passa o dia inteiro, então a tendência é beber menos”.

Outro dado também apresentado pelo estudo é de que o consumo da cerveja não alcoólica aumentou. A projeção do volume por litros foi de mais de 257 milhões, que corresponde ao crescimento de 30% nas vendas em comparação com 2020 (197,8 milhões/litro).

De acordo com Nicolaewsky, o consumo ainda é pequeno, mas está crescendo e tem relação com os hábitos da nova geração que apreciam mais um estilo de vida saudável. Para ele, esse mercado abre espaço para o desenvolvimento de novos produtos, como a cerveja sem calorias e sem glúten.

Com a melhora do quadro epidemiológico e a vacinação, a expectativa para este ano é otimista, com uma projeção de que o setor repita o crescimento em um patamar similar ao que foi registrado em 2021.

“Estamos otimistas para 2022. Nós acreditamos que com a melhora da pandemia esse novo hábito de consumo doméstico deva continuar, mas somado ao retorno presencial de bares e restaurantes, barracas de praia”, conclui o superintendente do Sindicerv.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }