Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
20 de junho de 2024 02:10

Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 8 na economia brasileira

Cada R$ 1 em publicidade gera R$ 8 na economia brasileira

Estudo da Deloitte para o Cenp mensura impacto da publicidade na economia e geração de empregos

Por Thais Monteiro
Para Meio&Mensagem

 

Nesta quinta-feira, 23, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulga o estudo “O valor da publicidade no Brasil”, feito pela Deloitte para avaliar o impacto da publicidade na economia e sociedade do País. A pesquisa mostrou que, em 2020, a cada R$ 1 investido em publicidade, R$ 8,54 foram gerados para a economia brasileira. Além disso, o segmento empregou 435 mil pessoas direta e indiretamente em 2019, conforme dados do Ministério da Economia.

Rafapress/Shutterstock

O dado de 1:8 foi obtido a partir da correlação entre o valor bruto investido em compra de mídia e o PIB brasileiro através de um modelo econométrico desenvolvido pela Deloitte no Reino Unido — segundo o Cenp, o mesmo estudo já foi realizado no País. Foram utilizados dados da Kantar Ibope Media e do próprio Cenp-Meios. O estudo também realizou entrevistas qualitativas com 40 lideranças da publicidade e revisou a literatura sobre o tema.

Segundo o levantamento, o investimento em mídia em 2020 foi de R$ 49 bilhões. O modelo econométrico estima que 1% de crescimento no investimento publicitário está associado a um crescimento de 0,06% no PIB per capita.

Durante a pandemia, o investimento em compra de mídia caiu. Essa queda pode estar relacionada ao impacto do faturamento das empresas consultadas: 60% dos entrevistados relataram forte queda no faturamento em 2020; 28% informaram queda leve; 6% estiveram em risco de sobrevivência; 3% não relataram impacto financeiro e 3% informaram um aumento.

A expectativa de desempenho do setor para os próximos doze meses é majoritariamente classificada como “média”. Essa foi a resposta de 52% dos consultados. É mais comum uma expectativa ruim (33%) do que boa (15%). Nenhum entrevistado respondeu “ótimo” ou “péssimo”.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }