A Carajás Home Center, líder no estado de Alagoas e uma das principais no segmento de material de construção no Brasil, está introduzindo avançadas soluções digitais para aprimorar a experiência de compra de seus clientes. O Totem de Autoatendimento Carajás e o Ponto de Vendas Móvel são duas iniciativas desenvolvidas pelo Carajás Labs, setor responsável por inovação da varejista, com o propósito de reduzir o tempo de espera nas filas tradicionais, proporcionando eficiência no atendimento, facilidade na localização de promoções e produtos, e agilidade nos pagamentos.
Com um ano de operação, essas inovações já apresentam resultados notáveis, como a redução de 20% nas filas nas unidades da Carajás Home Center e um milhão de transações diárias, evidenciando a eficácia da tecnologia em suas lojas físicas e a satisfação dos clientes, como destaca Roberto Alfredo, diretor de operações da empresa.
O Totem de Autoatendimento, implementado em 2022 em parceria com a empresa de automação Laurenti, agora está presente em todas as unidades da Carajás. Este sistema de self-checkout permite que os clientes leiam o código de barras, efetuem o pagamento, embalem o produto e finalizem a compra em poucos minutos. Com um layout intuitivo, tela de 32 polegadas e funcionalidades facilitadoras, o Totem Carajás destaca-se pela usabilidade.
Além da conveniência do autoatendimento, a Carajás se destaca no varejo de construção pela integração eficiente do sistema, como explica Francisco Cardoso Nunes, gerente de inovações digitais da Carajás. Esse diferencial otimiza a compra de itens unitários e atende a grandes orçamentos de obras, garantindo o comissionamento do vendedor em todas as vendas.
A outra novidade, o Ponto de Venda Móvel (PDV Móvel), proporciona funcionalidades personalizadas, adesão a promoções e até venda de produtos por meio de um tablet, permitindo atendimento ágil junto ao vendedor. Operado em parceria com a Cielo Digi e com uma plataforma de venda integrada desenvolvida pelo Carajás Labs, o PDV Móvel possibilita que os colaboradores realizem um trabalho mais eficiente e produtivo. Francisco Cardoso Nunes destaca que essa solução permite aos vendedores oferecer descontos atrativos, visualizar produtos em estoque, emitir notas, entre outros serviços, com um clique. O pagamento pode ser feito pelo cliente no momento, sem burocracia ou filas, tornando a experiência do cliente mais prática.
Roberto Alfredo reforça que, para a Carajás Home Center, a qualidade do atendimento ao cliente é crucial. “Buscamos constantemente melhorias em nossos processos para oferecer ao cliente a melhor experiência de compra do mercado. Especialmente nos meses de alta temporada, quando as vendas aumentam, buscamos soluções que acelerem o tempo investido pelo consumidor, seja nos corredores das lojas ou nos caixas”, afirma o diretor de operações da Carajás.
Essas inovações já estão disponíveis em todas as lojas da Carajás Home Center, que ocupa atualmente a quinta posição no ranking nacional das lojas de material de construção da Revista Anamaco. Com 11 lojas e dois Centros de Distribuição, a Carajás está presente nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.