O governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi-PE), realizou alterações no edital para a execução do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano. As alterações foram sugeridas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e acatadas pelo governo. O novo edital está disponível em: www.compras.gov.br.
Até às 9h45 do dia 31 de março de 2025, poderão ser entregues propostas para a licitação, já a abertura das disputas está prevista para às 10h do mesmo dia.
No edital anterior, publicado em dezembro do ano passado, as obras, orçadas em R$743,6 milhões, estavam previstas para começar em abril. Contudo, devido a republicação do edital, o cronograma precisará ser reajustado. Ainda não há informações se também haverão mudanças no valor do projeto.
A Secretaria de Administração também lançou um edital relacionado às obras do Arco. Desta vez, para a contratação de uma consultoria de engenharia que realizará estudos ambientais no trecho Sul do Arco Metropolitano, que equivale a 45,72 km e conecta a BR-408, em Paudalho, à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho. Segundo informações, o processo está estimado em R$1,26 milhão e prevê a entrega de propostas até 4 de abril de 2025. As obras realizadas no trecho sul têm previsão de conclusão em dezembro de 2026, e será custeada igualmente entre os governos federal e estadual.
Bem como o trecho sul, o trecho Norte, de 50 km, necessita de profundos estudos ambientais. Uma vez que enfrenta obstáculos significativos devido ao traçado, que atravessa a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.
O lote 2 do Arco Metropolitano, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, compreende o trecho entre as BR-408 e 101 sul, passando pela entrada da BR-232 até a entrada da BR-101, possuindo uma extensão de 25,32 km. Além de funcionar como um escoamento de cargas da montadora Stellanis, em Goiana, e de desafogar o trânsito na BR-101 e BR-232, empresários e especialistas apontam que a reforma do Arco Metropolitano é fundamental para a modernização da infraestrutura rodoviária do estado e para consolidar competitividade lógica.