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21 de março de 2025 01:23

Com nova licitação, obras no Arco Viário Metropolitano vão atrasar

Com nova licitação, obras no Arco Viário Metropolitano vão atrasar

As alterações foram sugeridas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE)
Foto: Divulgação

O governo de Pernambuco, através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi-PE), realizou alterações no edital para a execução do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano. As alterações foram sugeridas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e acatadas pelo governo. O novo edital está disponível em:  www.compras.gov.br.

Até às 9h45 do dia 31 de março de 2025, poderão ser entregues propostas para a licitação, já a abertura das disputas está prevista para às 10h do mesmo dia.

No edital anterior, publicado em dezembro do ano passado, as obras, orçadas em R$743,6 milhões, estavam previstas para começar em abril. Contudo, devido a republicação do edital, o cronograma precisará ser reajustado. Ainda não há informações se também haverão mudanças no valor do projeto.

A Secretaria de Administração também lançou um edital relacionado às obras do Arco. Desta vez, para a contratação de uma consultoria de engenharia que realizará estudos ambientais no trecho Sul do Arco Metropolitano, que equivale a 45,72 km e conecta a BR-408, em Paudalho, à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho. Segundo informações, o  processo está estimado em R$1,26 milhão e prevê a entrega de propostas até 4 de abril de 2025. As obras realizadas no trecho sul têm previsão de conclusão em dezembro de 2026, e será custeada igualmente entre os governos federal e estadual.

Bem como o trecho sul, o trecho Norte, de 50 km, necessita de profundos estudos ambientais. Uma vez que enfrenta obstáculos significativos devido ao traçado, que  atravessa a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe.

O lote 2 do Arco Metropolitano, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico de Pernambuco, compreende o trecho entre as BR-408 e 101 sul, passando pela entrada da BR-232 até a entrada da BR-101, possuindo uma extensão de 25,32 km. Além de funcionar como um escoamento de cargas da montadora Stellanis, em Goiana, e de desafogar o trânsito na BR-101 e BR-232, empresários e especialistas apontam que a reforma do Arco Metropolitano é fundamental para a modernização da infraestrutura rodoviária do estado e para consolidar competitividade lógica.

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