Entre os dias 3 e 5 de dezembro, Maceió recebe o III Seminário Internacional da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (ABRAPEL), que ocorre no Centro de Inovação do Jaraguá. O evento reune especialistas, acadêmicos e profissionais para discutir temas cruciais das pesquisas eleitorais, com ênfase em avanços metodológicos, transformações políticas na América Latina e o impacto das campanhas digitais no comportamento do eleitorado.
Organizado pela ABRAPEL, em parceria com o Instituto de Pesquisa Strategio e o Instituto de Ciências Sociais da UFAL (ICS/UFAL), a conferência conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom-AL) e apoio de instituições como a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFAL, e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP-UFAL).
Outros parceiros incluem a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), Instituto Brasileiro de Pesquisa (IBRAPE), Instituto DataSensus, Fundação Konrad Adenauer (KAS), Grupo Opinião Pública da UFMG, além das empresas WAVE Marketing e Estratégia e Comunicação Local.
Destaques do evento
O seminário conta com mesas de debate, oficinas práticas e painéis interativos. Entre os temas centrais estão:
- Metodologias eleitorais: novas práticas para análise de dados e tendências em pesquisas;
- Transformações políticas na América Latina: impactos das mudanças sociais e culturais na política;
- Tecnologia e eleições: inteligência artificial e campanhas digitais na dinâmica eleitoral.
Confira a programação:
A manhã desta terça-feira foi marcada por diversas oficinas de metodologias quantitativas, como as temáticas: Introdução à análise de dados quantitativos em surveys, Ferramentas básicas da estatística para pesquisas eleitorais e Uso do software IRAMUTEQ: Análises estatísticas sobre corpus textuais.
À tarde, a programação segue com workshops de metodologias qualitativas, com destaque para temas como Desenho, Organização e análise de grupos focais, Análise de conteúdo categorial em pesquisas qualitativas e Metodologias de construção de imagens na comunicação política.
Solenidade de Abertura
A solenidade de abertura, que se inicia às 18h15, conta com a presença de autoridades e acadêmicos, entre estão: Mara Telles (UFMG), Ronaldo Lessa (Vice-Governador de Alagoas) e Luciana Santana (UFAL). A cerimônia inclui a conferência inaugural de Alejandro Moreno, do ITAM (Instituto Tecnológico de México), com o tema “Mudanças de valores na América Latina: em que trajetória estamos?”.
Após a conferência, será realizado o lançamento de diversos livros, que abordam tópicos como accountability, eleições municipais durante a pandemia e as transformações no sistema político brasileiro.
No dia 4 de dezembro, quarta-feira, a programação seguirá com mesas temáticas
Pela manhã, das 8h às 12h, será realizada a Mesa 1: Pesquisas eleitorais: um balanço das metodologias e seus resultados, coordenada por Mara Telles (UFMG), com a participação de Fabían Echegaray (Market Analysis) como debatedor e os expositores Antonio Lavareda (IPESPE), João Francisco Meira (Vox Populi), Luciana Santana (UFAL) e Luciana Veiga (UNIRIO/FGV-RJ).
Em seguida, a Mesa 2: Mercado e pesquisas nas eleições municipais de 2024, coordenada por Renato Meirelles (Instituto Locomotiva), contará com os expositores Rodolfo Marques (UFPA), Márcia Cavallari Nunes (IPEC) e Felipe Borba (UERJ).
À tarde, das 14h às 18h, será realizada a Mesa 3: Clivagens políticas na América Latina, coordenada por Helcimara Telles (UFMG), com a participação de María Isabel Puerta Riera (Valencia College), Carlos Moreira (FGV/SP) e Clara Araújo (UERJ).
Na sequência, acontecerá a Mesa 4: Pesquisas eleitorais e desigualdades de gênero e raça, coordenada por Débora Thomé (UFF), com expositores como Vera Chaia (PUC/SP), Flávia Biroli (UnB) e Patricia Rangel (IESP-UERJ).
No dia 5 de dezembro, quinta-feira, o período da manhã será dedicado a duas mesas temáticas
Das 8h às 12h, será realizada a Mesa 5: A comunicação política no contexto das campanhas digitais, coordenada por João Figueiredo (UFPB), com a participação de Ronaldo Helal (UERJ), Juliano Corbellini (UFGRS) e Felipe Nunes (Quaest).
Em seguida, ocorrerá a Mesa 6: Inteligência artificial e o futuro das pesquisas eleitorais, coordenada por Marcela Montenegro (IPESPE), com expositores como Raquel Recuero (UFPel), Diego Cerqueira (Datafolha) e Mariana Genestra (UFMG).
À tarde, das 14h às 18h, será realizada a Mesa 7: Ética nas pesquisas eleitorais, coordenada por Luiz Domingos Costa (UFRGS), com os expositores Rachel Meneguello (UNICAMP), Alvaro Moisés (USP) e Márcio Malta (UERJ).
A última programação será a Mesa 8: Estratégias digitais e inteligência artificial no comportamento eleitoral, que vai ser coordenada por Helena Chagas (Jornalista), com os expositores Miriam Leitão (Jornalista), Claudio Couto (FGV) e Adriano Oliveira (UFPE). O evento será encerrado com uma síntese das discussões e apresentação dos próximos passos da Abrapel.
O III Seminário Internacional ABRAPEL se encerra com a entrega do Prêmio Inovação TEP TALKS ABRAPEL – IPESPE
Ainda no dia 5 de dezembro, ocorrerá também a entrega do Prêmio Inovação TEP TALKS ABRAPEL – IPESPE, em que as entidades vão premiar os destaques do TEP TALKS ABRAPEL, reconhecendo a originalidade e as contribuições relevantes para a área de pesquisas eleitorais.
Os prêmios serão distribuídos da seguinte forma: 1º lugar: R$1.500,00 e 2º lugar: R$1.000,00.
Para mais informações, acesse https://www.abrapel.org.br/3seminariointernacional2024