Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
28 de março de 2024 02:35

Comércio de Alagoas estima aumento de 10% a 12% nas vendas do Natal

Comércio de Alagoas estima aumento de 10% a 12% nas vendas do Natal

Reabertura de lojas para as vendas presenciais injetou ânimo no empresariado, diz Aliança

Elen Oliveira
Para Gazeta Web

Com inflação, dólar e custos de transporte e logística em alta, o varejo em Maceió tem buscado estratégias para amortecer os impactos da crise. Representantes do setor informam que o momento é de otimismo, com perspectiva de crescimento, e já estimam incremento de 10% a 12% nas vendas de final de ano, incluindo o comércio de produtos natalinos importados.

A presidente da Aliança Comercial, Andreia Geraldo, informa que a reabertura do comércio para as vendas presenciais injetou ânimo no empresariado, que, segundo ela, tem se reinventado para não perder nenhuma oportunidade de venda.

“Embora seja um produto bem pontual, as perspectivas de vendas de importados para esse ano são positivas, uma vez que estamos totalmente abertos, diferente de dezembro do ano passado, quando ainda estávamos com restrições de abertura devido à pandemia. O crescimento para este setor gira em torno de 10 a 12%. Os comerciantes estão bem focados em driblar a crise, devido à alta do dólar e da inflação, buscando produtos diferenciados e baixando sua margem de lucro. Hoje estamos buscando sobreviver no mercado através de estratégias de vendas”, informa.

O empresário Paulo Henrique Lira, das lojas PH Importados, diz que se preveniu contra as projeções sobre alta do dólar e dos custos de logística, antecipando a compra dos produtos natalinos.

“A alta do dólar e da inflação praticamente não teve impacto sobre os preços dos produtos para este ano, porque a gente faz as compras em maio para que em agosto, setembro, já esteja com os produtos em casa. Tínhamos negociado a preço bom antes, então não afetou tanto”, informa.

“As perspectivas são de melhora nas vendas, que devem ter aumento em torno de 10%, acredito eu, até mais, sendo otimista”, diz. “Para o próximo ano, é uma incógnita como vai ficar, mas até dezembro agora, a gente acredita que vai bater as metas. Estou otimista. Estamos abrindo uma nova loja, acreditando no mercado e criando emprego”, afirma o empresário, que diz ter empregado, em média, 70 pessoas com as contratações de final de ano e a abertura da nova loja.

Além de o Natal ser a data mais tradicional do calendário comercial, Andreia Geraldo lembra que as promoções e sorteios de final de ano também funcionam como propulsores das vendas nesse período.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Bahia-Farm-Show-2024-Syngenta-Digital
620x372x87507953_O-uso-massivo-de-energia-solar-por-aqui-que-ate-pouco-tempo-atras-parecia-uma-coisa-improva.jpg.pagespeed.ic
Pasto de bovinos (livres de febre aftosa) em fazenda na Bahia | Reprodução
Nova cesta básica
Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto Sertão, localizada em Delmiro Gouveia
Cultivo de soja na região de Sealba | Foto: Ronaldo Ronan Rufino
Reprodução
Presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, (foto - 3º da esquerda para direita) com membros da ZEG Biogás - Foto: Assessoria
20240320_7EC2-FT_Divulgacao-1068x708
carro-eletrico15-03-2024-eo11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }