Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
23 de abril de 2026 10:19

Consórcio Nordeste busca parceria com banco asiático para financiar transição ecológica

Consórcio Nordeste busca parceria com banco asiático para financiar transição ecológica

Órgão está estruturando a Plataforma de Investimentos Climáticos do Nordeste, ferramenta voltada para mobilizar capital nacional e internacional
Foto: Divulgação/Consórcio Nordeste

Representantes dos nove estados do Nordeste se reuniram na quarta-feira (22), em Brasília, com dirigentes do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) para discutir o financiamento de projetos sustentáveis na região. O encontro marca um passo concreto do Consórcio Nordeste na busca por recursos internacionais voltados à transição ecológica.

O AIIB, criado em 2015 e sediado na China, é um dos principais bancos multilaterais dedicados à infraestrutura verde, com atuação em áreas como energia limpa, conectividade, portos, aeroportos e preservação ambiental. A instituição é vista pelo Consórcio como uma fonte estratégica de investimentos para os próximos anos.

“Um dos papéis do Consórcio é construir arranjos junto a bancos de investimento, seja regional, federal ou internacional, para otimizar e ampliar as fontes de financiamento”, explicou Carlos Gabas, secretário executivo do Consórcio Nordeste. Segundo ele, a iniciativa também permite que os estados tenham contato direto com essas instituições.

No encontro, os estados tiveram a oportunidade de apresentar ao vice-presidente do AIIB, Sherard Cowper-Coles, e sua equipe, projetos locais já estruturados nas áreas de energias renováveis, segurança hídrica, infraestrutura resiliente e bioeconomia. Secretários de Fazenda e Planejamento de Sergipe, Maranhão, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Bahia participaram das apresentações.

O governo federal também marcou presença. A coordenadora-geral de Inovação Verde do Ministério da Fazenda, Carina Vitral, destacou o alinhamento da iniciativa com o Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica. “Aqui a gente está vendo mais um passo bastante frutífero nesse sentido”, afirmou.

O interesse do banco asiático pelo Nordeste não é casual, segundo Sérgio Caetano, consultor da OEI que acompanha a implementação do plano ecológico na região. “O AIIB identificou no Consórcio a capacidade de articulação e a habilidade de fazer a aproximação com o banco. Eles preferem programas regionais, que provoquem mais impacto. O Plano de Transformação Ecológica do Nordeste encaixa como uma luva”, disse.

Para viabilizar a parceria, o Consórcio está estruturando a Plataforma de Investimentos Climáticos do Nordeste, ferramenta voltada para mobilizar capital nacional e internacional. BNDES e Banco do Nordeste também participaram da reunião e sinalizaram apoio ao processo.

Os próximos passos incluem a formalização de um acordo entre o Consórcio e o AIIB e a realização de reunião técnica entre as instituições para definir os caminhos da parceria.

👆

Assine a newsletter
do Investindo por aí!

 

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Consórcio ne e banco asiático
Transcerrado
Setor de serviços
cg2
Chef preparing a plate made of meat and vegetables
Usina Caeté pauliceia
Recife e China
inova
desenvolvimento econômico
natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }