Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
29 de maio de 2024 05:54

Consultorias, feira e capacitações: confira programação da Semana do MEI em Alagoas

Consultorias, feira e capacitações: confira programação da Semana do MEI em Alagoas

Programação diversificada é realizada para 118 mil microempreendedores individuais espalhados por Alagoas

Realizada pelo Sebrae, a programação da Semana do MEI continua e busca abranger os 118,9 mil microempreendedores individuais (MEIs) ativos em Alagoas atualmente, que representam 58% do universo de pequenas empresas no estado, formado ainda por microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O evento, que vai até sexta-feira (26), conta com uma série de atividades em diversos pontos da capital e interior do estado. As inscrições são gratuitas e para participar dos eventos é só acessar o perfil do Sebrae Alagoas, no endereço www.doity.com.br/sebraealagoas.

Divulgação

A participação dos MEIs em eventos desse porte, com uma programação diversificada e de conteúdo técnico, os ajuda a se prepararem para administrar seus negócios e a gerir problemas, como se manter em dia com as declarações obrigatórias ao Fisco, por exemplo, como ressalta Fátima Aguiar, gerente-adjunta de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.

“Todos os anos, o Sebrae tem uma preocupação para que o maior número possível de MEIs esteja com suas declarações em dia, e até mesmo a situação deles em relação ao pagamento das contribuições mensais. Então, sempre neste mês de maio, é dedicada uma semana inteira para que a gente faça um grande mutirão no país inteiro, para sensibilizar o MEI a entregar suas declarações, fazer parcelamentos, dentre outras ações”, explica a gerente-adjunta.

Em Maceió, boa parte das atividades está concentrada no Parque da Pecuária, no Trapiche, e no Shopping Pátio, no Benedito Bentes. Na Pecuária foi montada a tradicional Feira de Negócios do MEI, que vai funcionar das 16h às 21h, além de consultoria com hora marcada, de 8h às 22h, e a capacitação Empresa de Sucesso, das 19h às 22h.

Já no Shopping Pátio, de 8h às 17h, será realizado atendimento empresarial a partir desta terça-feira (23). A sede do Sebrae em Maceió também vai realizar eventos diariamente, sempre a partir das 18h30, começando com a palestra Como Planejar Meu Negócio, nesta segunda-feira (22). Na sequência, estão previstas as palestras Como Aumentar Minhas Vendas (23) e Como Definir Preço de Venda (24).

A programação inclui palestras, consultorias e feira de negócios. “No Parque da Pecuária, a gente tem uma feira de negócios para o MEI, onde eles vão comercializar seus produtos. Também temos uma praça de alimentação, onde cada um vai comercializar alguns produtos da gastronomia alagoana. A gente vai ter música ao vivo também. Enfim, há todo um comércio para além do atendimento que eles receberão durante esse período”, completa Aguiar.

MPEs em Alagoas

Além dos 118,9 mil MEIs em operação no estado, também há 51.694 microempresas (ME) e 11.774 empresas de pequeno porte (EPP) em funcionamento, segundo dados da Receita Federal de abril deste ano. Só em Maceió estão 129.380 dessas MPEs (70,9% do total).

O setor que mais cresce é o da agropecuária, com taxa de abertura de MPEs de 9,0% nos últimos 12 meses. O setor de serviços vem logo atrás, com 8,0%, acompanhado da construção civil (7,2%), indústria (5,6%) e comércio (4,9%).

No interior do estado, nas cidades onde o Sebrae mantém Agências de Atendimento Integradas, Arapiraca vem logo em seguida em número de MPEs ativas, com um saldo de 30.067 negócios desse tipo. Delmiro Gouveia e Penedo aparecem logo em seguida, com 11.582 e 11.342 MPEs, respectivamente.

Por isso, a Semana do MEI também tem programação para o interior do estado, para contemplar esses empreendedores do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Confira na imagem abaixo a programação completa:

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

b3-4
Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }