Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de fevereiro de 2024 23:32

Cosan (CSAN3) anuncia compra de porto em São Luís e joint venture em mineração

Cosan (CSAN3) anuncia compra de porto em São Luís e joint venture em mineração

Companhia pagará R$ 720 milhões pelo espaço no Maranhão

Por Redação SpaceMoney

Nesta segunda-feira (23), a Cosan (CSAN3) anunciou que dará início a uma nova estratégia de investimentos, com nova estrutura, incluindo a compra do TUP Porto São Luís e a criação de uma futura joint venture no ramo de mineração.

A dona do grupo Atlântico Participações assinou, com a São Luís Port Company SARL, do grupo China Communications Construction Company Limited (CCCC) e com outros acionistas minoritários detentores de 49%, uma proposta vinculante para aquisição de 100% da TUP Porto São Luís, empresa detentora de um terminal de uso privado localizado em São Luís, no Maranhão, pelo valor de R$ 720 milhões.

Fora isso, a Cosan também assinou um memorando de entendimentos vinculante (MoU) com uma sociedade do Grupo Paulo Brito, fundador e controlador da Aura Minerals (AURA33), para a formação de uma joint venture para a exploração de minério de ferro, que deverá levar o nome de JV Mineração.

“Este MoU prevê que a Atlântico deterá 37% do capital total e controle compartilhado da nova companhia combinada, ou seja, 50% das ações ordinárias, da nova companhia combinada, após o aporte do Porto e de caixa, a depender de chamadas de capital pela administração da companhia”, afirmou a empresa.

Segundo a Cosan, a parceria permitirá a ingressão em um novo ramo de negócios.

“A JV Mineração será uma empresa integrada de mineração e logística, que possuirá, além do Porto, direitos de exploração de ativos minerais em 3 projetos minerais localizados no Estado do Pará, com potencial importante de reservas de minério de ferro, a serem escoados pelo Porto”, destacou a companhia.

Com início de operação previsto para 2025, o primeiro projeto mineral a ser explorado pela JV Mineração está localizado próximo a Paraupebas (PA), na região de Carajás, conectado ao Porto pela estrada férrea de Carajás.

“A exploração seguirá os mais altos padrões ambientais e de segurança, alinhados à estratégia de alocação sustentável de capital, suportada pelos princípios EESG do grupo Cosan”, finalizou.

A Cosan marcou para essa hoje uma teleconferência pública com o mercado para apresentar a transação. O horário do evento não foi informado.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen
Carnaval de Olinda | Reprodução
Fachada do Banco do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }