Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de julho de 2024 06:51

Empreendedores do Programa Acelera Perifa recebem homenagem do Sebrae

Empreendedores do Programa Acelera Perifa recebem homenagem do Sebrae

Evento contou com a palestra da Karine Oliveira, da Wakanda Educação, eleita uma das mentes brilhantes abaixo dos 30 anos pela revista Forbes
Diretores do Sebrae Alagoas participam da cerimônia de encerramento da primeira edição do programa em Maceió | Foto: Julio Vasconcelos

Se engana quem pensa que o empreendedorismo é restrito a alguns grupos ou áreas da cidade. O Sebrae Alagoas vem promovendo a democratização desse tema através do Projeto Acelera Perifa, iniciativa que fortalece pequenos negócios nos bairros do Reginaldo, Denisson Menezes e Jacintinho.

O encerramento da primeira fase do Projeto Acelera Perifa, promovido pela instituição, foi marcado pelo reconhecimento aos empreendedores beneficiados e por importantes parcerias estratégicas implementadas ao longo dessa jornada. O evento, realizado nesta segunda-feira (10), contou com palestra de Karine Oliveira, da Wakanda Educação, eleita pela Revista Forbes uma das mentes mais importantes do Brasil, abaixo dos 30 anos.

“Nos interessa ir onde a gente antes não tinha conseguido chegar. Então temos que encontrar uma motivação, um caminho para chegar, e eu acho que esse é um caminho muito acertado. E acelerar por quê? Porque de algum modo, quer vocês estejam no negócio, quer estejam fazendo algo nas suas comunidades, a gente precisa dar uma acelerada não da velocidade em si, mas de um ato de empreender mais qualificado, mais preparado para os desafios”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages.

O Projeto Acelera Perifa impactou mais de 300 pessoas e ofereceu mais de 850 horas de orientação. Focando em comunidades de baixa renda em Maceió, capacitou até 150 empreendedores, a maioria entre 41 e 60 anos, atingindo um público predominantemente feminino. Os setores mais representados foram alimentação, beleza e estética, e moda. As capacitações melhoraram planejamento, marketing e noções financeiras dos participantes, mas o maior impacto foi o fortalecimento da autoestima, especialmente entre as mulheres.

Segundo Keylle Lima, diretor-técnico da instituição, o propósito do Sebrae é mudar a vida não só do ponto de vista do empreendedorismo, mas sobretudo resgatar a energia de cada participante, dando conhecimento e autoestima necessária para enfrentar a jornada. “Empreender não é fácil, empreender é uma vida, é uma luta diária, mas o mais importante é saber que o Acelera Perifa, enquanto metodologia, foi muito bem conduzida, se mostrando na prática uma estratégia acertada.”, destaca.

A analista Ana Madalena Sandes, gestora do projeto, foi uma das responsáveis pelo sucesso do Acelera Perifa, que também contou com a parceria da Rede +, empresa de Inovação Corporativa e Aceleradora de Startups. “Formamos um grupo muito determinado em atender esses empreendedores, facilitando processos do dia a dia e mostrando novas possibilidades de crescimento, sem esquecer as características e particularidades locais”, explica.

Depois de tentar manter o seu empreendimento diversas vezes, Simone Santos, dona do Salão Estilo e Cosméticos, no Jacintinho, disse que o Acelera Perifa chegou na hora certa, quando ela quase desistiu do seu negócio. “No primeiro mês que eu comecei a participar do projeto, o negócio já começou a ficar diferente. Eu fiquei mais motivada, comecei a fazer novamente os vídeos que eu tinha parado. Eu estava um pouco perdida, mas quando o Acelera apareceu, tudo melhorou. Então, para mim, é só gratidão em ter participado desse projeto. O Sebrae abriu as portas”, destacou a empreendedora.

A diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, aproveitou o evento para homenagear todos os envolvidos no projeto. “Eu fico muito feliz em ver sonhos realizados, porque quem não sonha, não vive e pelos índices apresentados, nós vemos como é importante o Sebrae sair fora da caixinha, graças ao empenho dos nossos colaboradores que fazem um trabalho técnico competente, mas também com o coração”, destacou a diretora.

Leticia do Nascimento é cabeleireira, manicure e vende produtos de beleza no conjunto Denisson Menezes. Ela destacou que o projeto foi essencial para auxiliar sua atuação na área financeira e de marketing do seu pequeno negócio. “Com o Acelera Perifa consegui separar os valores da empresa e identificar dentro desses recursos o que seria meu e o que seria específico para manter o meu empreendimento. As dicas de como usar as redes sociais, como o Instagram, também me ajudou bastante a ter mais visualizações e aprender a fazer vídeos e postagens para os stories”, destacou.

Com uma metodologia própria do Sebrae, os empreendedores atendidos pelo Acelera Perifa puderam conhecer um pouco das possibilidades ofertadas pelas empresas e entidades parceiras. Empresas e instituições como Abrasel, Desenvolve, Banco do Nordeste, Natura e Avon, Cielo, Mães Empreendedoras, Senac e Verdes Mares distribuidora, além de programas como o Sebrae Delas apresentaram os benefícios, propostas e oportunidades de desenvolvimento dos negócios através da parceirização.

Durante o evento, Karine Oliveira, da Wakanda Educação, apresentou sua palestra e trouxe para os empreendedores alagoanos sua experiência por traz dos bastidores. A Wakanda Educação é uma negócio de impacto social que traduz conteúdos do empreendedorismo tradicional para a linguagem informal e regional permitindo assim o acesso e o fortalecimento de negócios periféricos e também aqueles iniciados por necessidade de sobrevivência.

“A minha empresa está completando seis anos, a gente já tem 30 pessoas trabalhando, hoje a gente sai em vários veículos da imprensa, impactando diversos públicos. Mas não começamos assim, e, logicamente, como qualquer outra pessoa normal, eu cometi vários erros durante essa trajetória, mas foram com os erros que, ao conseguir sentir e aprender, eu consegui chegar aonde estou”, explicou Karine, ao afirmar que a perseverança é determinante para se conquistar oportunidades.

Sobre o Acelera Perifa

O Acelera Perifa nasceu com a meta de estimular o fortalecimento das empresas instaladas nos bairros periféricos da capital. O projeto piloto atendeu 150 negócios, ao longo de seis meses. Eles foram orientados por dez agentes locais de empreendedorismo, que visitavam frequentemente os empresários para acompanhar e guiar para melhorias da gestão dos negócios e torná-los mais competitivos no mercado.

Os novos agentes buscaram dados e informações que subsidiaram o acompanhamento desses empreendedores e, havendo necessidade, encaminhavam para consultorias específicas na sede do Sebrae. Ao longo dos seis meses, também foram realizados encontros coletivos, na sede da instituição, com especialistas de diversas áreas.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

ademi-bahia
Sebrae Alagoas promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas | Foto: Reprodução
sede-santander-1
Bilionarios-Nordestinos
polo RN
hospital
Corrente de comércio exterior nordestina atingiu US$ 24,97 bilhões no primeiro semestre de 2024 | Foto: Reprodução
bnb_infra
Ciclo do ouro impulsiona mineração sustentável e geração de empregos | Foto: Reprodução
Maceió, capital de Alagoas - Foto: Legacy600

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }