A revista Forbes divulgou, neste mês, a lista de bilionários de 2025, com 55 representantes do Brasil. Entre os brasileiros, este ano estão presentes dois nordestinos no ranking feito pela revista, são eles o cearense Mario Araripe, fundador da Casa dos Ventos, e o maranhense Ilson Mateus Rodrigues, dono do grupo varejista Mateus.
No ano de 2024, além de Ilson Mateus, o nordeste também contava com a presença de Cândido Pinheiro Koren de Lima, fundador da Hapvida, com uma fortuna avaliada à época em US$ 2,3 bilhões. A cearense Maria Consuelo Leão Dias Branco, ligada ao grupo alimentício M. Dias Branco e com um patrimônio de US$1,2 bilhão, também aparecia na lista da Forbes do último ano. Na edição de 2025 da revista, ambos os empresários não constam no ranking.
Mario Araripe
Natural da cidade do Crato, Ceará, Mario Araripe ocupa a 19ª colocação entre os brasileiros. O empresário do ramo energético é fundador da Caso dos Ventos, a maior desenvolvedora de energia renovável do Brasil.
Com uma fortuna estimada em US$ 3 bilhões Araripe vendeu, em janeiro de 2023, 34% do portfólio de geração de energia da Casa dos Ventos à empresa francesa Total Energies. Hoje em dia, a companhia dirigida por Mario representa um terço dos parques eólicos em operação no país. Além do ramo energético, o novo brasileiro a integrar a lista da Forbes também já comandou empreendimentos no setor imobiliário, têxtil e automobilístico. Enquanto atuava no ramo de carros, Araripe vendeu a Troller, fabricante de veículos off-road, para a Ford.
Ilson Mateus Rodrigues
Dono de um dos maiores grupos do setor de varejistas do ramo alimentício, Ilson Mateus Rodrigues, dos supermercados Mateus é o segundo nordestino a aparecer na lista da Forbes, com um patrimônio avaliado em US$ 1,7 bilhão, o maranhense está na 32º colocação entre os brasileiros do ranking.
O grupo Mateus é um dos grandes empregadores no Nordeste. Com 254 lojas abertas em 9 estados e 112 cidades, o grupo Mateus possui mais de 50 mil colaboradores, com pessoas em cargos de base e até colaboradores do supermercado formados na “Universidade Mateus”. Segundo o próprio grupo, a Universidade Mateus é uma iniciativa da companhia para formar e capacitar funcionários para cargos de complexidade mais alta.