Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
22 de fevereiro de 2024 14:33

Exclusivo: escritórios de investimentos fortalecem o cenário econômico do Nordeste

Exclusivo: escritórios de investimentos fortalecem o cenário econômico do Nordeste

A expansão desses espaços impulsiona investimentos locais e oferece soluções personalizadas para empresas e empresários

Escritórios de investimento têm se tornado uma tendência, com cada vez mais empresas buscando estruturas e equipes dedicadas exclusivamente ao atendimento de pessoas jurídicas. O diferencial desse modelo continua sendo o atendimento personalizado, com uma estrutura dedicada composta por especialistas em pessoas jurídicas e a oferta de produtos financeiros competitivos em relação ao mercado.

Em Alagoas, essa realidade não é diferente. Escritórios de investimento na região estão desempenhando um papel crucial, oferecendo suporte para que mais alagoanos possam realizar investimentos financeiros com o respaldo de profissionais especializados.

EQI Investimentos: fortalecendo o mercado financeiro local

Em uma entrevista exclusiva ao Investindo por Aí, Pedro Moreira, sócio e assessor de investimentos sênior na EQI Investimentos, revelou que a empresa, fundada por Juliano Custódio há 14 anos em Santa Catarina, estendeu sua operação para Maceió por meio de uma fusão estratégica.

Alagoas tem localização favorável entre importantes estados do Nordeste, um público potencial que pede por serviço qualificado e um ambiente motivador para empreender. O nosso plano passa por fortalecer o mercado financeiro local de modo a encurtar com qualidade a distância do empresário e clientes até o conhecimento para suas decisões. A ideia da EQI é tornar Alagoas um hub para o Nordeste“, afirmou Pedro Moreira.

Pedro Moreira | Acervo pessoal

Sobre os altos e baixos do mercado financeiro e a capacidade econômica da população, Pedro Moreira explica que o mercado financeiro acompanha os movimentos de oscilação dos ciclos econômicos. 

“O que faz o cliente decidir melhor é capacidade de análise de mercado, áreas de apoio qualificada, profissionais maduros e também boas oportunidades adequadas ao período. Ao passo que o mercado é como um ‘lençol curto’, exigindo muita proximidade com cliente e produtos, estratégias e condições aderentes a esses momentos”, opinou.

O assessor de investimentos contou ainda que, hoje, a EQI Maceió cuida de R$ 1,2 bilhão e possui aproximadamente 1.600 clientes ativos e, a previsão é que até junho de 2024 a equipe chegue a 50 profissionais em Alagoas. 

“Atualmente, com nossa virada de um escritório agente autônomo para uma corretora de investimentos, temos um leque de oportunidades ao cliente que até pouco tempo não tínhamos. São elas: carteira de investimento internacional, estruturação de dívidas para grandes empresas, sucessão patrimonial e outros. Importante destacar que, como diferencial, cada área possui um especialista de apoio ao assessor de investimentos, isso faz total diferença na tomada de decisão dos clientes”, explicou.

Pedro Moreira destacou ainda que a EQI possui clientes em todo Brasil, mas hoje 80% da base de Alagoas é de clientes locais.

Atualmente, a EQI Maceió gerencia cerca de R$ 1,2 bilhão para aproximadamente 1.600 clientes ativos, com planos de expansão para 50 profissionais até junho de 2024.

MCI Capital: 15 Anos de Experiência e Dedicação ao Cliente

Alberto Barros, diretor operacional da MCI Capital, contou ao IPA que o escritório nasceu da paixão do fundador, José Edson de Holanda, pelo mercado financeiro e do seu desejo em disseminar esse mercado em Alagoas. 

Divulgação

“Após sua aposentadoria pela Caixa Econômica Federal, onde atuou por 31 anos e exerceu as funções mais relevantes na Superintendência de Alagoas, o mesmo fundou a MCI CAPITAL no ano de 2009. Uma base muito importante de nossa história passa pela cidade do Rio de Janeiro, onde estamos presentes praticamente desde nosso inicio da MCI Capital”, contou Pedro Barreto, que é um dos diretores.

Ele destaca que nesses 15 anos, o escritório reforçou a crença de que o mercado se move em ciclos e que é preciso estar preparado para os altos e baixos. 

“É importante o investidor entender isso e buscar estar preparado para os momento de baixa, entendemos que a melhor forma para isso é respeitar o seu perfil de risco e diversificar bem a carteira, buscando bons ativos e ajuda profissional nessa escolha. Acredito que não só o alagoano, mas o brasileiro de forma geral está bem mais atento às oportunidades. Tivemos um grande avanço nesse quesito com a democratização dos investimentos e o aumento das plataformas disponíveis. De toda forma, o mercado ainda tem muito a evoluir e muita oportunidade para aproveitarmos para o futuro”, opinou Alberto Barros.

O diretor operacional contou ainda que a MCI Capital atende, hoje, todos os perfis de investidores, desde os mais conservadores aos mais arrojados, tendo soluções para todos os perfis.

“Nosso foco hoje é dar um atendimento em todo âmbito financeiro do cliente, seja em sua pessoa jurídica ou em sua pessoa física, com soluções que vão dos investimentos, ao crédito e aos seguros. Nosso processo se divide em quatro grandes momentos, sendo o primeiro momento uma reunião para entender melhor o perfil do cliente, o momento financeiro e seus objetivos, posteriormente fazemos um estudo com base nessas informações, no terceiro momento fazemos uma reunião para apresentar o estudo e fazer as sugestões financeiras para o melhor resultado do cliente e por último começamos o processo continuo de acompanhamento da carteira do cliente”,explica.

A MCI Capital atende clientes de todas as regiões do Brasil, com escritório físico em Maceió e no Rio de Janeiro.

“Fica uma mensagem para quem ainda não investe: A educação financeira pode fazer uma diferença muito importante para o futuro de cada investidor. Busque conhecimento no assunto antes de tomar qualquer decisão, conte com ajuda de profissionais e tenha disciplina em seu plano”, orienta o profissional.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

B3
Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen
Carnaval de Olinda | Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }