Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de março de 2025 00:43

Piauí e Alagoas lideraram investimento público entre estados nordestinos em 2024

Piauí e Alagoas lideraram investimento público entre estados nordestinos em 2024

Sergipe foi o terceiro Estado da região que mais investiu, totalizando 11% de sua arrecadação. Pernambuco ficou na lanterna
Obras no Aeroporto Costa dos Corais | Foto: Divulgação/Governo de Alagoas

No dia 30 de janeiro deste ano foi divulgado o último Relatório de Gestão Fiscal referente à 2024. Os Relatórios de Gestão Fiscal são publicados a cada quadrimestre pelos portais de transparência ligados às Secretarias da Fazenda e do Planejamento de cada estado. O objetivo desses documentos é monitorar e controlar as contas de todos os estados e cidades do Brasil, garantindo que os gastos de cada unidade estejam de acordo com os limites instituídos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além disso, esses relatórios são um instrumento importante para avaliar o potencial de crescimento econômico dos estados e municípios, permitindo que a sociedade civil conheça indicadores de dívidas públicas, arrecadação de impostos e valor investido pelo governo em melhorias diversas para a população.

No caso do Nordeste, ao realizar esse balanço referente ao ano passado, dois estados se destacam no quesito investimento público: Alagoas e o Piauí. No caso alagoano, além de um aumento de 15,6% na arrecadação quando comparado com 2023, o montante investido em 2024, que chegou a 3,2 bilhões, foi 20% maior do que no período anterior. Os principais projetos que receberam investimento do governo estadual foram a duplicação das AL-102 e 101 Norte e a implementação do Aeroporto Costa dos Corais, em construção na cidade de Maragogi.

O outro destaque fica com o Piauí, que ocupou a primeira posição no ranking de estados que investiram um percentual maior de sua arrecadação em todo o país, atingindo um percentual de cerca de 18% do total reinvestido no estado. Demonstrando uma gestão fiscal equilibrada e eficiente, o estado do Piauí apresenta um índice importante de autonomia financeira, tendo sido capaz de custear cerca de 91% de todos os investimentos que o estado recebeu em 2024 com recursos próprios. Além de obras de mobilidade e modernização de estradas, o investimento do estado em 2024 se concentrou na continuação das obras do Complexo Portuário de Luís Correia, projeto importante para a modernização logística do estado.

Confira, a seguir, uma lista completa com o valor arrecadado e investido pelo governo de cada um dos estados da região Nordeste:

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

espigões 2
Palácio
Estradas piauí
espigões 2
café alagoas
agricultura familiar
BNB
Mapotiba
Missão Paraíba-Lisboa Imagem 1
IPTU 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }