Após dois anos de funcionamento parcial, os Estados Unidos reabriram oficialmente a Agência Consular em Salvador. Localizada no Salvador Trade Center, a unidade volta a oferecer serviços de documentação e assistência para cidadãos norte-americanos. A cerimônia de reabertura, que aconteceu no dia 26 de novembro, contou com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, e do cônsul-geral dos EUA no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands.
A reabertura da agência consolida a posição da Bahia como líder no turismo internacional no Nordeste. Dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo, apresentados pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) durante a cerimônia, apontam que de janeiro a outubro de 2024, o estado recebeu 106.357 turistas estrangeiros, representando um aumento de 57,5% no fluxo de passageiros internacionais em seus aeroportos, comparado ao mesmo período do ano anterior. A liderança baiana se destaca em relação ao Ceará, segundo colocado, que recebeu 72.163 visitantes internacionais no mesmo período.
Durante o evento, o cônsul-geral destacou os 200 anos de relação diplomática entre Brasil e EUA, reforçando a importância da Bahia nesse contexto histórico. Ryan Rowlands enfatizou que a agência consular assegura maior proteção e segurança para norte-americanos, sejam turistas ou residentes. Já o secretário de Turismo da Bahia, Bacelar, destacou que a reabertura da agência fortalece o destino Bahia, evidenciando os esforços do estado na estruturação do turismo e na qualificação de mão de obra local.
Agora, os esforços do governo baiano se concentram na atração de voos diretos dos Estados Unidos para Salvador, visando ampliar o acesso de turistas ao estado. A iniciativa é vista como uma oportunidade para intensificar ainda mais os laços econômicos e culturais entre a Bahia e os Estados Unidos.