Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
25 de abril de 2024 17:43

EXCLUSIVO: Evento promove disseminação do conhecimento sobre tecnologia em Alagoas

EXCLUSIVO: Evento promove disseminação do conhecimento sobre tecnologia em Alagoas

INOVAR aproxima startups locais, autoridades e sociedade. Grandes players do mercado discutiram ideias de fomento à inovação

Por Diego Barros

Para Investindo Por Aí

Mesmo em uma manhã chuvosa, o público compareceu em peso ao INOVAR, evento voltado para a disseminação do conhecimento de tecnologia, que aconteceu na manhã de hoje (16), no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió. Com o intuito de fomentar o debate e contribuir ainda mais para o desenvolvimento tecnológico do Estado de Alagoas, o evento contou com a presença de grandes players do mercado da inovação, representantes do poder público e membros da sociedade civil, que expuseram suas demandas e discutiram soluções. O Investindo Por Aí marcou presença e cobriu o evento com exclusividade.

O influencer Felipe de Vas e a jornalista Luciana Buarque foram os mestres de cerimônia que, de forma leve e descontraída, apresentaram o evento. Para dar o tom, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI), exibiu um vídeo institucional que mostrou o progresso de Alagoas no campo tecnológico e os avanços alcançados nos últimos anos.

Quem abriu os trabalhos foi Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto, primeira plataforma de design voltada para negócios da América Latina essencialmente alagoana. Ele explicou o modelo de negócio tecnológico repetível e escalável que é uma startup e instigou os presentes a acreditarem na tecnologia alagoana. O gestor utilizou exemplos de empresas estrangeiras, bem como as políticas de incentivo em países do exterior para contar sua trajetória e falar da importância do apoio do poder público no setor de inovação. No encerramento de sua explanação, apresentou o Trakto Show, maior evento de negócios do Nordeste, que chega à sua 5ª edição, que será realizada nos próximos dias 18, 19 e 20 de agosto.

Em conversa exclusiva com o Investindo Por Aí, sobre o progresso do Estado no novo ecossistema da inovação, Paulo afirmou que, em nível regional, Alagoas está despontando como uma nova liderança. “Tudo está surgindo em uma época totalmente diferente, principalmente em um momento de entendimento do poder público do que são políticas de desenvolvimento da tecnologia. Nos próximos dez anos, Alagoas certamente estará liderando o Nordeste no segmento”.  Sobre o posicionamento no cenário nacional, fez questão de lembrar que, Alagoas ainda é reconhecida pela culinária, pelo turismo e pela literatura, e assegurou que “após os primeiros fundos de investimento que começarem a se instalar aqui, em conjunto com cases como Handtalk, a Trakto e outras startups que começam a despontar, o estado se tornará grande protagonista no setor de inovação”.  Sobre o comportamento do mercado local, Tenório afirmou que apenas 1% dos clientes da Trakto são de Alagoas. “Semelhante ao que acontece em Israel, por ausência do mercado interno, cria-se pensando em exportação. Quando as startups começarem a resolver problemas globais, isso nos levará à primeira prateleira”, garantiu.

Logo após, além de Paulo Tenório, foram convidados ao palco para um bate-papo em forma de mesa redonda,  Ronaldo Tenório (Co-fundador e CEO da Handtalk), Carol Costa (Fundadora e CEO da Com Paixão), Jean Paul (Presidente da Assespro) e Renan Filho, ex-Governador do Estado de Alagoas, cuja gestão foi de suma importância para o progresso tecnológico local dos últimos anos. Entre grandes e promissores nomes da inovação, Renan foi um agente facilitador do ambiente de inovação e contribuiu para que os participantes pudessem falar sobre seus projetos, histórias e, principalmente, acerca de suas perspectivas e necessidades para o presente e o futuro.

Ao fim, os presentes puderam fazer perguntas aos convidados, com espaço para a exposição de demandas locais, propondo soluções para a disseminação do alcance da tecnologia, sobretudo em comunidades em que o acesso à internet ainda é precário.

Marcando presença no evento, George Santoro, Secretário de Estado da Fazenda que encabeçou políticas públicas de destaque para o crescimento do setor, falou ao IPA sobre o impacto local da geração de emprego e renda e sobre a importância do programa de ajuste fiscal para iniciativas empreendedoras de fomento à tecnologia. “O Estado precisava pôr as contas em dia. No início da gestão Renan Filho, Alagoas não tinha recursos. Criamos essa agenda de termos, pelo menos, 10% da receita corrente líquida voltada para investimentos, possibilitando o incentivo a programas e projetos que precisávamos há muito tempo”. O Secretário lembrou ainda o programa de incentivo tributário que possibilitou a chegada de provedores de internet em cidades do interior e a bairros de periferia que hoje empregam oito mil pessoas. “É um exemplo de medida muito importante de aproximação com o setor produtivo, que permite conhecer a necessidade de cada segmento. Hoje, vimos aqui no evento a quantidade de startups que geram empregos”, disse Santoro.

Representante feminina em meio a um mercado ainda dominado por uma presença predominantemente masculina, Carol Costa, CEO da Com Paixão app, empresa que inova ao criar pontes entre organizações sociais, doadores e fornecedores, em entrevista ao Portal, fez questão de apontar que essa predominância não é exclusividade do setor tecnológico e falou da importância da representatividade. “O posto feminino em cargos de liderança e representatividade devem ser cada vez mais comuns e não situações isoladas de destaque. A presença da mulher é essencial em todos os lugares”, falou Carol. Sobre a posição de Alagoas no cenário tecnológico nacional, a empresária afirmou que o Estado está em ascensão no segmento da inovação e fez questão de ressaltar a importância do apoio do poder público aos projetos alagoanos. A empresária destacou a necessidade de continuidade da regulamentação da Lei de Negócios de Impacto Social e do apoio do Marco Legal de Startups. “Eventos como o de hoje são muito importantes para fomentar o ecossistema de tecnologia e inovação. A sociedade precisa ter mais oportunidades de conhecer o talento local e as soluções criadas. Temos startups promissoras e a visibilidade deve continuar sendo dada para que a comunidade ganhe espaço e possamos fomentar um grande polo tecnológico cheio de oportunidades, contribuindo com o desenvolvimento social e econômico do Estado de Alagoas”, concluiu.

Idealizador do encontro, Sílvio Bulhões, Secretário do Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, afirmou que é fundamental a realização de eventos como esse para o fomento da discussão do ambiente de inovação e tecnologia de Alagoas. “A disseminação do conhecimento é um fator preponderante para o desenvolvimento e criação de políticas públicas e de oportunidades para todos”. 

Sucesso de público, o evento representou um marco para que o Estado de Alagoas se mantenha nos trilhos do desenvolvimento do ecossistema de inovação e tecnologia e da disseminação do conhecimento para a sua gente.

 

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Grupo M.Dias Branco é a maior empresa do agronegócio nordestino | Divulgação
rua grande_comércio_são luís
Finep day
Exposição sobre a província de Sichuan. Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco
sudene
18042024 Lancamento Credito Desenvolve SECTI (EF) 0001
banco do nordeste
Prefeito-Bruno-Reis-1024x638
expoalagoas-2024
Energia solar grátis | Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }