Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
21 de fevereiro de 2024 17:40

Exclusivo: Mercosul Motores investe no Nordeste com nova fábrica em Alagoas

Exclusivo: Mercosul Motores investe no Nordeste com nova fábrica em Alagoas

CEO destaca potencial de exportação e parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento regional

Acreditando no potencial da região Nordeste, a Mercosul Motores decidiu montar em Alagoas a segunda fábrica de motores elétricos da empresa gaúcha, que tem sede em Caxias do Sul. 

Sede da Mercosul Motores Elétricos, no RS / Reprodução

Em entrevista ao Investindo por aí, o CEO da empresa Mercosul Motores Elétricos, Carlos Eduardo França, afirmou que uma das grandes vantagens da expansão da empresa para o Nordeste está no potencial de exportação.

“A Região Nordeste é a que mais cresce no Brasil já há algum tempo e  tem algumas oportunidades de exportação que não são encontradas em outros lugares. Além disso, existe muita vontade do povo, muita determinação em buscar oportunidades, então não tenho dúvidas de que o Nordeste é o principal local de desenvolvimento nacional a médio e talvez até a curto prazo”, opina o CEO.

“É importante destacar que, tanto a Federação das Indústrias quanto a Universidade Federal de Alagoas, foram importantes para atrair a empresa e esperamos ajudar a atrair muitas outras empresas com a mesma ideia, com a mesma mentalidade: de que, no futuro, o Nordeste será um local de atração de grandes profissionais”, continuou.

Carlos Eduardo explica que a Mercosul Motores é uma indústria que une inovação tecnológica, sustentabilidade e valores humanos. “A Mercosul iniciou sua história no ano de 2018, após um grupo de investidores adquirir o parque fabril onde era localizada a primeira fabricante de motores elétricos do Brasil. Atualmente, desponta entre os grandes players do segmento no cenário nacional e a linha de produtos contempla motores de indução, monofásicos e trifásicos em baixa tensão, para linhas comerciais e industriais, com potências de até 1000cv. Os motores são 100% testados em laboratório e atendem os mais exigentes testes e normas de qualidade e performance”, afirma

Fábrica de motores elétricos em Alagoas

A estrutura do galpão onde será estruturada a linha de montagem em terras alagoanas já está com obras em estágio avançado. A empresa está estruturando sua operação no Nordeste em diversas fases e espera gerar cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos quando a indústria estiver na quinta fase, o que deve ocorrer entre 2028 e 2030.

No entanto, a conclusão da primeira etapa das obras e início da operação no estado deve ocorrer em breve, já no primeiro semestre de 2024.

Obras da fábrica da Mercosul Motores em Alagoas / Reprodução

A estrutura atualmente instalada na sede da empresa, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, conta com um parque fabril de 25.000 m² e uma equipe de mais de 400 colaboradores que produzem em torno de 30.000 motores por mês, sendo a segunda maior fábrica de motores elétricos da América Latina.

“Entendemos que o estado de Alagoas e o Nordeste, como o todo, é o principal hub brasileiro para entrar no mercado europeu e no mercado da América do Norte. Então, esse também é um dos nossos entendimentos e um dos grandes incentivadores da coragem de ser a primeira fábrica de motores Nordeste. Por enxergar essa grande possibilidade de exportação, nós vamos lutar muito pelo porto de Coruripe, que seria muito importante para o crescimento de Alagoas, para que o estado possa receber e enviar mercadorias”, explicou o CEO.

Com relação aos insumos para a produção, Carlos Eduardo afirma que a intenção é comprar de fornecedores do Nordeste “Sempre que os insumos puderem ser adquiridos no Nordeste, serão. A ideia é adquirir o mais perto possível. Já nos entendemos como alagoanos e nordestinos”, afirma o CEO.

Motores elétricos

Carlos Eduardo explicou para o IPA que a fábrica de motor elétrico hoje, talvez seja das fábricas mais importantes na economia mundial. “Por isso que foi tão disputada entre estados. Temos uma operação limpa, de alta tecnologia, de sustentabilidade e de alta relevância, e é uma fábrica que pode atrair outras tantas do setor metal mecânico para a região e desenvolver tecnologias muito novas. A ida da Mercosul para Coruripe é muito mais que uma fábrica. A nossa ideia é sermos a fábrica de Alagoas”, contou. 

Carlos Eduardo França – CEO da Mercosul Motores / Acervo pessoal

“Na ida para Cururipe, inclusive, nós já estávamos levando a ideia de um polo tecnológico todo se instalando em Alagoas. Recebemos a confirmação do governador da desapropriação de uma área grande ao entorno da Mercosul, para que seja instalado um polo tecnológico na região e também um centro universitário da Universidade Federal de Alagoas”, continuou.

Parceria do Sebrae

O Sebrae, através da Federação das Indústrias, foi um parceiro decisivo para a instalação da Mercosul em Coruripe. Segundo o CEO, os primeiros 100 colaboradores já foram treinados pelo Sebrae numa parceria entre a Federação das Indústrias de Alagoas, o Sebrae de Alagoas e o Senai do Rio Grande do Sul. 

“Já vieram profissionais aqui entender qual era o curso que nós deveríamos fazer e houve o treinamento. Então, o Sebrae é sim um dos maiores parceiros que a Mercosul tem. E é importante ressaltar a importância  do empresário José Carlos Lira, que foi alguém que pegou a Mercosul pela mão, nos levou em vários lugares e abriu várias portas decisivas para a Mercosul”, concluiu.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen
Carnaval de Olinda | Reprodução
Fachada do Banco do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }