Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
27 de maio de 2024 10:25

Exclusivo: Nordeste tem aumento no turismo estrangeiro graças ao aumento de voos diretos para o exterior

Exclusivo: Nordeste tem aumento no turismo estrangeiro graças ao aumento de voos diretos para o exterior

Viajar para a partir do Nordeste tem sido cada vez mais fácil com o crescente número de voos partindo de cidades como Lisboa e Madri direto para capitais da região

A chegada de turistas europeus no Nordeste tem aumentado a cada ano com o crescente número de voos diretos entre as capitais nordestinas e cidades como Lisboa e Madri. Durante esta semana, secretários de turismo de toda a região buscam atrair olhares e conquistar novos voos durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece em Madri, na Espanha.

Estande do Ceará na Fitur | Reprodução
Estande do Ceará na Fitur | Reprodução

Pernambuco

O secretário de turismo e lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, anunciou que o voo direto entre a capital Pernambucana e Madri, operado pela Air Europa, deverá ter duas frequências semanais a partir do dia 21 de junho, ampliando os destinos internacionais a partir do Aeroporto Internacional dos Guararapes.

“Pernambuco está ampliando a sua conexão com todo o mundo. Isso gera mais oportunidades e impacto social, com a vinda de mais turistas”, afirmou Daniel Coelho, que está essa semana em Madri participando da Feira Internacional de Turismo (Fitur).

“Pernambuco está na moda. Está voando. O Aeroporto do Recife já é o mais movimentado da região nordeste e desponta como um dos principais terminais aéreos do país. Esse trabalho do Governo do Estado, articulando e trazendo mais voos, só mostra o grande momento que vive o nosso turismo”, acrescentou o secretário.

O ano de 2023 registrou o maior número de passageiros em circulação da história no Aeroporto Internacional dos Guararapes, com um total de 9 milhões de pessoas. Desse total, 315 mil viajaram para destinos internacionais, um aumento de 75% em relação a 2022, quando o número foi de 180 mil.

Ceará

O Ceará conta com dez conexões semanais com Lisboa, capital de Portugal. O incremento feito pela TAP Air Portugal, companhia que opera o trecho, é para atender a demanda de europeus que desejam visitar o estado.

De acordo com a assessoria do Governo do Estado, atualmente, o Ceará já conta com voos diários decolando do Aeroporto Internacional de Fortaleza. A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, explicou que esse incremento da companhia será importante para ampliarmos a presença do turista que vem da Europa para nosso estado.

“Temos uma excelente procura pelos turistas europeus, onde Lisboa se destaca como porta de saída no continente. As excelentes taxas de ocupação dos voos e o trabalho que a Setur-CE vem realizando foram muito importantes para essa ação da companhia”, destaca.

O diretor da TAP para as Américas, Carlos Antunes, ressalta que o aumento de voos faz parte da estratégia da companhia aérea em reforçar a conectividade entre o Nordeste brasileiro. “No período de festas, a procura aumenta e, neste sentido, decidimos aumentar as nossas frequências estrategicamente em algumas praças para atender a demanda de passageiros”, reforça.

Alagoas

Desde outubro de 2023, Maceió foi escolhida como uma das novas rotas aéreas anunciadas pela TAP. A capital alagoana conta com três voos semanais para Lisboa.Com o voo, a alta temporada de Maceió atrai ainda mais visitantes do Velho Mundo, gerando mais renda e oportunidades de trabalho.

A assessoria de imprensa do Governo do Estado contou que Alagoas registrou o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos. De acordo com dados da Polícia Federal, divulgados pela Embratur e analisados pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, cerca de 10 mil estrangeiros chegaram à capital alagoana no ano passado. 

Cerca de 62% são da América do Sul, sendo a Argentina o principal país emissor. Outros 37% têm nacionalidade europeia, sendo a maioria visitantes de Portugal. A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, contou que o índice representa a primeira de muitas metas a serem conquistadas pelo Estado. 

“O setor enfrentou uma crise sem precedentes na pandemia de covid-19, ainda segue em recuperação e com certeza esta é uma informação para celebrar. Vamos continuar trabalhando para registrarmos números cada vez mais altos porque sabemos que nosso estado tem potencial para aumentar muito mais esse fluxo”, disse a secretária.

Em todo o estado, que já conta com mais de 45 mil leitos disponíveis em mais de 900 hotéis e pousadas, outros 16 empreendimentos estão em construção. A expectativa é que todos eles sejam concluídos até 2025.

Para manter a excelência do atendimento aos turistas nos empreendimentos em expansão, o Governo de Alagoas passou a disponibilizar mensalmente cursos profissionalizantes gratuitos. Até o final deste ano, cerca de 11 mil profissionais estarão capacitados para atuarem em diversas funções.

Margarita Mercedes, da Setur-AL, Marília Herrmann, secretária executiva do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, secretária de Turismo do Estado de Alagoas, e Nathalia Louise, da Setur-AL (Eric Ribeiro/M&E)
Margarita Mercedes, da Setur-AL, Marília Herrmann, secretária executiva do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, secretária de Turismo do Estado de Alagoas, e Nathalia Louise, da Setur-AL (Eric Ribeiro/M&E)

Na última quarta-feira (24), uma comitiva comandada pela secretária de Estado de Turismo, Bárbara Braga e equipe da pasta, participaram da Feira Internacional de Madrid (FITUR), uma das maiores feiras da Europa ficando atrás apenas da Bolsa de Turismo em Lisboa(BTL), programada para acontecer no dia 27 de fevereiro.

Na pauta está uma reunião com a operadora italiana Alpitour, dona da companhia aérea NEOS.

A secretária Bárbara Braga e a equipe da SETUR estão trabalhando na viabilização de voos fretados da Itália para Alagoas. A Alpitour é uma das maiores operadoras da Europa, atuando em 40 países do mundo e estaria interessada em dois estados no Brasil, Rio de Janeiro e Alagoas.

O destino alagoano foi apresentado numa reunião em Brasília, onde um vídeo foi apresentado para mostrar o potencial turístico do estado nordestino.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }