Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
20 de março de 2025 12:29

Exclusivo: parlamentares presentes em evento P20 falam sobre a economia do Nordeste

Exclusivo: parlamentares presentes em evento P20 falam sobre a economia do Nordeste

Evento histórico no Nordeste, 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do G20 foca em justiça climática, autonomia econômica feminina e participação política das mulheres

A capital alagoana recebeu nesta segunda e terça-feira, 1 e 2/7, a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do G20, evento promovido pela Câmara dos Deputados sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. Este encontro, realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, integra a programação do G20 no Brasil em 2024, com Maceió destacando-se como uma das cidades-sede.

O evento teve a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que homenageou figuras históricas femininas como Ana Lins, Lili Lages e Marta Vieira. “Que essas mulheres nos ensinem e nos inspirem em nossa tarefa. Hoje, sobre o lema ‘Construindo um Mundo Justo, um Planeta Sustentável’, iniciamos dois dias de debates e intercâmbios entre lideranças brasileiras e estrangeiras”, afirmou Lira.

Além dele, diversas parlamentares brasileiras e estrangeiras participaram, entre elas Maria do Rosário (PT-RS), Soraya Santos (PL-RJ), Maria Rosas (Republicanos-SP), Benedita da Silva (PT-RJ) e Yandra Moura (UNIÃO-SE).

Benedita da Silva (PT-RJ) e Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do G20 | Foto: Itawi Albuquerque
Benedita da Silva (PT-RJ) e Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do G20 | Foto: Itawi Albuquerque

Deputadas falam sobre os desafios da economia nordestina

O Investindo por Aí entrevistou com exclusividade as deputadas Benedita da Silva e Yandra Moura.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), quando questionada sobre o desenvolvimento econômico do Nordeste para os próximos anos, afirmou: “Se incluírem mais mulheres, a economia anda. Porque em qualquer lugar que nós estivermos, eu falo a partir de gênero, não vou falar de economia fora disso.” Para a deputada, é preciso que haja um investimento maior das mulheres para que a economia cresça. “O Nordeste tem uma capacidade enorme de produção feminina, e que desde o artesanato até a sua própria culinária, que é uma coisa riquíssima, maravilhosa, que as mulheres trabalham, mas ainda não têm o suporte necessário para desenvolver a sua economia. Eu acho que tem que ter uma política de crédito para as mulheres para que elas possam apoiar os seus negócios. Por exemplo, esse encontro aqui vai trazer muitos recursos.”

Benedita da Silva (PT-RJ) na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do G20 | Foto: Ascom Câmara dos Deputados
Benedita da Silva (PT-RJ) na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do G20 | Foto: Ascom Câmara dos Deputados

 A deputada Yandra Moura (UNIÃO-SE) também comentou sobre o crescimento econômico do Nordeste para os próximos anos e as oportunidades para as mulheres: “Tudo que a gente fala de mulher, ainda está avançando em passos curtos, mas já são grandes conquistas. Eu, por exemplo, vou falar da minha capital, que é Aracaju. Lá, a gente vê uma prática muito bacana do Sebrae, e eu posso dizer que eles atuam de forma eficaz. Acho que é louvável falar dessa iniciativa, porque o empreendedorismo feminino está crescendo. Na Câmara dos Deputados a gente tem trabalhado muito para conseguir leis bem robustas nesse sentido. Inclusive, como a gente falou do empreendedorismo e é o foco de vocês, as leis que garantem o selo para empresas que contratem mulheres, selo de mulheres empreendedoras. Então, tudo isso é óbvio que ainda é pouco, mas já são avanços.”

Deputada Yandra Moura (UNIÃO-SE) na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do G20 | Foto: Reprodução
Deputada Yandra Moura (UNIÃO-SE) na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do G20 | Foto: Reprodução

Foco em temas essenciais

O evento abrangeu três eixos principais: justiça climática e sustentabilidade ambiental, promoção da igualdade e autonomia econômica das mulheres, e a necessidade de maior participação feminina na política. Arthur Lira enfatizou a relação entre sustentabilidade ambiental e equidade de gênero, ressaltando que as mulheres são as mais afetadas pela mudança climática e desempenham um papel fundamental na gestão de recursos naturais.

Benedita da Silva pediu às jovens que continuem a luta pela igualdade de gênero: “Que nos escutem: precisamos que vocês assumam a missão de dar continuidade a esse trabalho.”

A deputada também destacou a importância do evento: “O Brasil, ao realizar essa reunião, coloca-se de forma inquestionável no debate da questão de gênero com o aumento da presença das mulheres nos espaços de poder e decisão.”

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

espigões 2
Palácio
Estradas piauí
espigões 2
café alagoas
agricultura familiar
BNB
Mapotiba
Missão Paraíba-Lisboa Imagem 1
IPTU 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }