Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
24 de maio de 2024 12:35

EXCLUSIVO: Renan Filho lança “pack digital” para as eleições 2022 durante evento tech em Alagoas

EXCLUSIVO: Renan Filho lança “pack digital” para as eleições 2022 durante evento tech em Alagoas

Ex-governador projeta crescimento ainda maior do estado junto ao cenário nacional

Por Diego Barros

Para Investindo Por Aí

Durante o evento INOVAR, que promoveu a disseminação do conhecimento sobre tecnologia e inovação na manhã do último sábado (16), Renan Filho lançou oficialmente a o “pack digital” da sua pré-candidatura ao Senado Federal. O ex-governador participou de uma mesa redonda ao lado de vários players do mercado alagoano de TI, autoridades, influenciadores digitais e representantes da sociedade civil. Na ocasião, comentou suas propostas no campo da tecnologia e inovação e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas para este segmento caso seja eleito.

O “pack digital” apresentado por Renan Filho teve uma pegada de prestação de contas dos avanços obtidos em tecnologia e inovação durante a sua gestão. De forma descontraída e moderna, o pacote digital utilizou uma linguagem inclusiva, repleta de simbolismos para se conectar com os jovens e gerar engajamento.

O ex-governador ainda indicou suas metas para trabalhar por Alagoas em Brasília e declarou que sua principal missão é fortalecer o Estado no cenário federal. “Alagoas representa, aproximadamente, 1,5% da população nacional. Se tivermos relevância política em Brasília, poderemos avançar de forma rápida e sólida”, afirmou.

Nos últimos anos, Alagoas implementou uma política de incentivo fiscal para programas e projetos de ciência, tecnologia e inovação e progrediu rumo à sua consolidação no setor. Prova disso é que no último Ranking Nacional de Investimento Público em Ciência e Tecnologia,  divulgado pela FIEC em outubro do ano passado, Alagoas ficou em segundo lugar no Nordeste e em sexto no cenário nacional, superando Estados com PIB muito superior como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará, Bahia e o próprio Distrito Federal.

Em bate-papo com o público presente ao evento, o pré-candidato estimulou o empreendedorismo, garantiu que deseja continuar buscando meios para viabilizar o desenvolvimento tecnológico e demonstrou conhecimento sobre as necessidades da população. Além disso, sustentou seu comprometimento em buscar valer o novo marco das telecomunicações para resolver os problemas dos “escuros tecnológicos” e fazer chegar sinal de internet e de celular em toda Alagoas, por meio da grande infraestrutura de cabo do Estado que permite avançar com mais velocidade.

O Investindo Por Aí conversou com exclusividade com Renan Filho sobre o novo e bom momento que Alagoas vive. O pré-candidato afirmou que a tríade ciência, tecnologia e inovação formam um braço muito importante da economia. “Ao posicionar esses segmentos na área estratégica do nosso desenvolvimento, no centro das políticas públicas, colaboramos para a construção de uma Alagoas mais moderna e em consonância com o cenário nacional”, disse. Sobre sua pré-candidatura, Renan assegurou que pretende representar o Estado no Senado Federal com um quadro experiente e conhecedor da realidade local. “Precisamos inserir Alagoas no cenário nacional para fazê-la mais forte em Brasília e isso se traduzir em benefícios para o nosso povo em todas as áreas, inclusive, na inovação. Foi o que busquei reunir ao longo dos últimos anos: condições de representar bem nosso povo e promover o debate que Alagoas tanto precisa”, concluiu. 

O pré-candidato ao Senado por AL, Renan Filho, em entrevista ao jornalista Diego Barros, do IPA

Embora o Governo Federal tenha adotado uma política de desfinanciamento à educação e reduzido recursos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia, da CAPES e CNPQ, o que dificultou a promoção de pesquisas científicas, Alagoas caminhou no sentido contrário e fez história ao aportar amplo investimento no setor de C&T, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAL). A estratégia tem gerado uma série de oportunidades, não só no que tange à política de apoio ao empreendedorismo, de qualificação técnica voltada para o setor, mas também à massiva destinação de recursos voltados ao ensino superior e programas de pós-graduação, que abrange as universidades e o Instituto Federal, posicionando hoje o Estado entre os principais protagonistas no segmento.

Sobre o assunto, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sílvio Bulhões, afirmou que Alagoas tem adotado ações inovadoras que se equiparam e até superam as medidas de outros estados tradicionalmente mais ricos e de potencial mais inovador como São Paulo e Santa Catarina. “Não estamos deixando a desejar, pelo contrário! Sabemos que precisamos avançar cada vez mais e isso será feito com constância. Vamos dar continuidade a essas ações visando a transformação da realidade local”, disse. 

Participaram do evento grandes players do setor tech de renome nacional e internacional, como Paulo Tenório (fundador e CEO da Trakto) e Ronaldo Tenório (Co-fundador e CEO da Handtalk), além de Carol Costa (Fundadora e CEO da Com Paixão app) e Jean Paul Neumann (Presidente da Assespro), intelectuais e influencers. Sucesso de público, o encontro evidenciou o empenho do Estado nos últimos anos em avançar e colocar Alagoas na primeira prateleira do desenvolvimento e inovação, posicionando-se como líder do Nordeste neste segmento.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Imagem do WhatsApp de 2024-05-24 à(s) 10.44
Galvanifertilizantespng
pina - recife
tijolos-ecologicos-
(Foto: Romain Dancre/Unsplash)
img13-1
Praia de Carneiros | Reprodução
WhatsApp Image 2024-05-17 at 14.23
Imagem aérea de bairro de Marechal Deodoro | Foto: Ricardo Ledo
i

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }