Por Danielle Santoro
Para Investindo Por Aí
Na última sexta-feira, dia 25, foi inaugurado o primeiro complexo de compras do sertão alagoano: o Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia. Sim, o shopping será apenas um componente do complexo, que faz parte do Grupo Carlos Lyra, com 6 mil m². O local vai contar com três lojas âncoras, duas megalojas, 35 lojas, praça de alimentação com 18 opções para refeições e lanches, playground e praça de eventos. Será 100% climatizado, com acesso a wi-fi e aberto a visitantes com animais de estimação (pet friendly). Além disso, terá duas salas de cinema, dois supermercados, farmácia, home center, escola e uma das maiores agências da Caixa Econômica de Alagoas. A inauguração contou com a presença do Governador Renan Filho, do senador Renan Calheiros, da prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, demais prefeitos, autoridades, secretários de estado, populares e até da única filha viva de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira Nunes, que mora em Aracaju.
O shopping já nasce com projeto de expansão e pode chegar a 14.000 m² nos próximos anos, com espaço para centro médico e instituições de ensino superior. Idealizado pelo empresário Fernando Farias e com projeto arquitetônico da sua irmã, a arquiteta Humberta Farias, o shopping vai atender às necessidades de 288 mil pessoas que habitam a região que interliga os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia. Já foram investidos R$ 12 milhões e a perspectiva é gerar cerca de 250 empregos diretos. O projeto ainda conta com o Sebrae Alagoas e o Detran como parceiros, aumentando ainda mais o leque de serviços para a população, somando quase 100 mil habitantes da cidade e da circunvizinhança.
O empreendimento foi construído nos galpões que faziam parte da antiga fábrica, construída pelo industrial Delmiro Gouveia, em 1914, resgatando o legado da fábrica têxtil que inspirou a 1ª hidrelétrica do Nordeste, na mesma cidade. Na frente do shopping foi inaugurada também a Praça das Esculturas com réplicas em bronze dos industriais que da região: Carlos Lyra, Delmiro Gouveia, Antônio Carlos Menezes e Ivan Botelho, assinadas pelo artista plástico Leo Santana, em parceria com a Fundição Artística Ana Vladia, de Minas Gerais.