Em uma jornada de mais de cinco mil quilômetros, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está visitando diversas cidades do estado para divulgar o edital Tecnova III. Esta iniciativa, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), disponibiliza R$ 9,6 milhões para impulsionar a inovação em empresas maranhenses. O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação no Maranhão, promovendo o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda em todas as regiões.
Nas últimas três semanas, a equipe da Fapema já passou por mais de 20 municípios, apresentando os detalhes do edital, que está disponível no site da Fundação. Por meio do Tecnova III, os empresários podem acessar recursos de até R$ 480 mil por projeto, em forma de subvenção econômica, ou seja, financiamento não reembolsável, para iniciativas inovadoras. O edital também oferece suporte para aceleração de empresas e internacionalização de negócios.
“O Governo do Estado trabalha para levar oportunidades a todos os maranhenses. Por isso, estamos disseminando as ações da Fapema em todas as regiões. O edital Tecnova III tem o potencial de transformar a realidade de muitas empresas. O Maranhão está em constante evolução e a inovação é o motor desse crescimento,” destacou Nordman Wall, presidente da Fapema.
Interiorização da Inovação
A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Isaura Modesto, ressaltou a importância de levar as informações do edital aos empresários do interior do estado. “É fundamental que os empresários de todas as regiões tenham acesso a essas informações e possam participar do edital. Nossas visitas têm sido muito produtivas, e estamos recebendo um grande interesse dos empresários,” afirmou.
Durante as visitas, a equipe da Fapema tem apresentado os detalhes do Tecnova III, esclarecido dúvidas e incentivado os empresários a submeterem seus projetos. Rosângela Costa, empresária e vice-presidente da Associação Comercial Agrícola Industrial de Barra do Corda, expressou gratidão pela oportunidade oferecida pelo edital. “Em nome de toda nossa sociedade, agradecemos à Fapema, à Finep e ao Governo do Estado por proporcionar aos empresários de todo o estado a oportunidade de captar esses recursos e desenvolver projetos inovadores,” disse ela.
Impacto do Tecnova III nas empresas locais
Para muitos empresários, o Tecnova III representa uma oportunidade inesperada de investir em tecnologia e inovação. Rodrigo Teles, empresário de Chapadinha, compartilhou sua surpresa ao descobrir o recurso disponível. “Eu tenho uma empresa de água e sempre busco entregar um produto de qualidade ao meu cliente. Algumas tecnologias são de difícil acesso, mas agora estou feliz por poder buscar essa tecnologia com o financiamento disponibilizado pelo edital,” comemorou.
João Luís, que atua em uma empresa especializada em depilação a laser e estética avançada, elogiou a proposta do Tecnova III. “O edital traz uma proposta incrível, com potencial para ser aplicado em várias áreas. Temos certeza que, na região de Chapadinha, várias empresas estão interessadas em participar,” observou.
Aurélio Micareta, da Eco Balsas Engenharia, que produz tijolos ecológicos, também destacou a importância do edital para o crescimento empresarial e a geração de empregos. “Conhecer esse edital foi muito bom para que possamos desenvolver projetos, alavancar a empresa e gerar emprego e renda para o Maranhão,” afirmou.
Prazo de inscrição e aplicações do Tecnova III
As inscrições para o Tecnova III encerram-se no dia 2 de setembro e podem ser realizadas através do site da Fapema: www.fapema.br. Os recursos oferecidos pelo edital podem ser utilizados para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores, além de investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
“O Tecnova III é uma oportunidade única para as empresas maranhenses se destacarem no mercado. Incentivamos todos os empresários a se inscreverem e participarem desse processo,” concluiu Isaura Modesto.