Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
23 de fevereiro de 2024 19:38

Fortaleza recebe delegação da Toyota Mobility Foundation para o desafio cidades sustentáveis

Fortaleza recebe delegação da Toyota Mobility Foundation para o desafio cidades sustentáveis

Caso seja uma das três localidades escolhidas, a capital receberá investimentos de até 9 milhões de dólares

Uma delegação da Toyota Mobility Foundation realizou uma visita técnica em Fortaleza para analisar a dinâmica do transporte público e dos terminais de ônibus da capital. Fortaleza é uma das concorrentes no Desafio Cidades Sustentáveis, uma iniciativa financiada pela fundação da Toyota em parceria com a Challenge Works e o World Resources Institute.

Desafio Cidades Sustentáveis
Divulgação

O objetivo do projeto é melhorar o acesso da população em situação de vulnerabilidade ao transporte público de qualidade. Caso Fortaleza seja uma das três localidades escolhidas entre os dez pré-selecionados, a capital receberá investimentos de até 9 milhões de dólares ao longo de dois anos.

A visita técnica, articulada pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) em colaboração com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), percorreu diferentes áreas da cidade. O primeiro percurso contemplou os bairros Meireles, Aldeota e Papicu pela manhã, enquanto o segundo analisou áreas com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) à tarde, passando por Benfica, Parquelândia, Pici, Genibaú e Parangaba.

A comissão, composta por representantes da Toyota, Labifor, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), buscou identificar desigualdades sociais e compreender a mobilidade da cidade.

Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova, expressou a intenção de lançar editais de inovação abertos a pesquisadores, universidades e startups se Fortaleza for selecionada. A meta é buscar soluções aplicáveis e adaptadas às cidades vencedoras, independentemente da origem dos proponentes.

“Estamos buscando soluções para enfrentar os grandes desafios que as grandes cidades enfrentam com o transporte público”, afirmou Sabóia.

William Chernicoff, representante da Toyota Mobility Foundation, destacou a importância da visita técnica para “observar os desafios enfrentados pelas pessoas da cidade” antes da decisão final.

O Desafio Cidades Sustentáveis atua em áreas como expansão do acesso a modos de transporte seguros, acessíveis e inclusivos; utilização de dados para criar sistemas de mobilidade conectados e resilientes; e redução do impacto ambiental por meio de soluções renováveis e de baixo carbono.

Fortaleza é a única concorrente brasileira, também participam cidades da Colômbia, Índia, Itália, Malásia, México, Reino Unido e Estados Unidos. O resultado das cidades vencedoras será divulgado em fevereiro de 2024.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Reprodução
B3 | Reprodução
Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }