Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
19 de junho de 2024 16:57

Governador anuncia expansão do Grupo Vila Galé em Alagoas durante visita a Lisboa

Governador anuncia expansão do Grupo Vila Galé em Alagoas durante visita a Lisboa

Novos empreendimentos hoteleiros fortalecem turismo e impulsionam economia do estado

O governador Paulo Dantas deu início à sua agenda em Lisboa, Portugal, neste sábado (2), anunciando mais dois empreendimentos hoteleiros do Grupo Vila Galé em Alagoas. Ao lado do empresário e fundador da rede de hotéis, Jorge Rebelo, Paulo assinou o Termo de Compromisso para a construção de duas novas unidades em Coruripe, município situado no Litoral Sul. Esta medida representa mais uma iniciativa do Governo para fortalecer o turismo e estimular o desenvolvimento econômico do Estado.

Reprodução
Reprodução

O Grupo Vila Galé já possui uma unidade em operação no município de Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte alagoano. Graças aos incentivos do Governo, através do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), a rede portuguesa expande seus empreendimentos de forma significativa.

“A nossa política econômica tem gerado resultados concretos, como estamos testemunhando aqui em Lisboa, com a garantia de novos investimentos internacionais para Alagoas. Isso contribui para impulsionar o turismo, criar empregos e aumentar a renda. Estamos levando investimentos para todas as regiões do estado. O Vila Galé já está presente no Litoral Norte e agora expande para o Litoral Sul, em Coruripe. Isso é possível porque o Governo de Alagoas oferece as melhores condições para o investimento e está garantindo a infraestrutura necessária para a implementação desses projetos. Outro resultado econômico positivo em Alagoas é que somos o estado que mais cresceu nos últimos anos, superando até mesmo o crescimento nacional em nosso PIB”, destacou o governador durante entrevista coletiva transmitida em tempo real por suas redes sociais.

Na mesma coletiva, Paulo Dantas destacou o cenário econômico favorável que tem possibilitado uma série de ampliações nos investimentos. “Alagoas foi o estado que mais cresceu no Brasil, com um PIB de 7,8%, registrando um recorde de arrecadação de ICMS, o que abre maiores possibilidades para a ampliação dos investimentos em todas as áreas, incluindo a instalação de novas empresas”, complementou.

De acordo com o projeto de construção do Vila Galé, está previsto que a inauguração do empreendimento ocorra em 2029. Os trabalhos serão realizados em duas fases: a primeira incluirá a construção de um hotel collection com 144 apartamentos em uma área de aproximadamente 35 mil m², prometendo oferecer uma experiência de hospedagem de alto padrão com serviços exclusivos. Já a segunda fase ampliará significativamente a oferta com a construção de um mega resort de 252 quartos, ocupando um terreno à beira-mar de cerca de 118 mil m².

Além do grupo hoteleiro, o termo de compromisso conta com a participação das Secretarias de Estado do Turismo (Setur), de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) e de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). A Setur será responsável pela intermediação necessária entre a empresa e os demais órgãos públicos para viabilizar o projeto com agilidade, enquanto a Sedics ficará encarregada da concessão dos incentivos fiscais e locacionais constantes no Prodesin. A Setrand será responsável pela operacionalização de projetos e pela implantação da infraestrutura logística necessária, como acesso à rede de abastecimento de água, coleta de esgoto, conexão com a rede elétrica pública e rede viária de acesso ao empreendimento.

Em contrapartida, além da construção do hotel que gerará centenas de empregos diretos, o grupo Vila Galé construirá uma subestação de energia elétrica para suprir a demanda da unidade, um reservatório apoiado para o sistema de água bruta e uma estação de tratamento de água e esgoto.

Jorge Rebelo, presidente do Grupo Vila Galé, destacou o papel fundamental do governador Paulo Dantas na decisão de ampliar a rede hoteleira em Alagoas. “Estamos nos aventurando em um projeto localizado a 50 quilômetros de Maceió. Paulo veio aqui e conquistou este empreendimento, tornando difícil discordar do governador. O Grupo Vila Galé é a segunda maior rede de hotéis de Portugal, atualmente responsável pela gestão de 41 unidades hoteleiras em todo o mundo, incluindo dez no Brasil”, declarou.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o intenso trabalho do Governo tem proporcionado cada vez mais segurança para investimentos. “Os empresários estão percebendo Alagoas não apenas pelas suas belezas naturais, mas também pelos benefícios oferecidos pelo Estado, que garantem segurança jurídica e viabilidade financeira para os negócios. O fortalecimento do turismo no estado é uma das principais prioridades do governo, pois funciona como uma ferramenta de transformação social, gerando emprego e renda para os alagoanos”, ressaltou a secretária.

Presente na assinatura do termo em Portugal, o ministro do Turismo, Celso Sabino, parabenizou o governador Paulo Dantas pelo novo empreendimento e afirmou que o Ministério está trabalhando para aumentar o número de voos diretos para o estado. “O mundo precisa conhecer as águas azuis e quentes de Alagoas. Quero anunciar que estamos buscando novos voos, de novas origens e novas companhias para Alagoas”.

Também participaram da solenidade as secretárias Caroline Balbino, de Relações Internacionais, Renata Santos, da Fazenda, os secretários Vitor Pereira, de Governo, Wendel Palhares, executivo de Comunicação, e os prefeitos Marcelo Beltrão, de Coruripe, e Cacau Filho, de Marechal Deodoro.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

braskem
Aldemir Freire, Diretor de Planejamento do BNB | Reprodução Linkedin
summit-mobilidade
investalagoas1
Cerimônia marcou a grande noite dos vencedores do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Foto: Erivelton Viana.
Uma tela de computador exibindo um mapa do Brasil, um cacto representando o Nordeste e uma seta com indicadores econômicos em crescimento
Karine_Oliveira_Shark_Tank_Brasil_sony_da4a4753b7
Julio-VasconcelosJVC05434-Aprimorado-NR-scaled_p7420_cover_image_resized
Imagem gerada por inteligência artificial: (várias lojas populares, vendendo milho cozido, com bandeirinhas coloridas penduradas em cordões nas ruas, vários compradores e um grupo com uma pessoa tocando sanfona)
engie-696x428

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }