Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
Jornalismo econômico para a inovação no Nordeste -
22 de fevereiro de 2024 01:10

Governadora Fátima Bezerra assume presidência do Consórcio Nordeste

Governadora Fátima Bezerra assume presidência do Consórcio Nordeste

Primeira mulher no comando, ela destaca metas para acelerar o PAC e impulsionar setores estratégicos na região

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi eleita, de forma unânime, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste em reunião realizada na quarta-feira (13), no Instituto Ricardo Brennand, no Recife.

Fátima Bezerra assume Consórcio Nordeste | Reprodução
Fátima Bezerra assume Consórcio Nordeste | Reprodução

Fátima torna-se a primeira mulher a liderar a entidade, onde destacou as prioridades para sua gestão em conjunto com os demais governadores nordestinos.

“Nesse contexto, nossa prioridade em 2024 será acelerar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O Nordeste terá à disposição uma carteira de investimentos da ordem de R$ 700 bilhões, destinada a projetos de infraestrutura viária, como a duplicação de estradas do Rio Grande do Norte a todos os estados nordestinos, e investimentos na área de segurança hídrica para consolidar o São Francisco, o que é fundamental.”

A governadora potiguar também enfatizou o planejamento conjunto do Nordeste, por meio do consórcio, para impulsionar investimentos em energias renováveis.

“O Nordeste já está no centro da agenda da transição energética, com um potencial imenso. Como líder nacional na produção de energia eólica, a região agora se prepara para ingressar na energia offshore, no mar. Compromissos do governo federal em expandir as linhas de transmissão possibilitarão ao Nordeste concretizar cerca de R$ 140 bilhões em projetos já contratados na expansão das energias renováveis na região.”

O Consórcio Nordeste, criado em 2019, é o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região. Seu propósito é atrair investimentos, impulsionar projetos, realizar compras conjuntas e implementar políticas públicas de interesse coletivo das nove unidades da federação, inclusive em nível internacional.

A posse de Fátima Bezerra na presidência do conselho está agendada para fevereiro do próximo ano. Quem liderou a entidade desde dezembro do ano passado foi o governador da Paraíba, João Azevedo.

Print Friendly, PDF & Email

Gostou desse artigo? compartilhe!

Últimas

Maceió
IPVA Ceará
Lucas Araripe | Reprodução
sebrae
refinaria
Elétrico da BYD em exibição na Bahia | Reprodução
Paulo Raposo assume a Diretoria de E-Commerce da Carajás Home Center
Pesquisador da Universidade Federal de Viçosa mostra combustíveis produzidos a partir da Macaúba | Foto: Acelen
Carnaval de Olinda | Reprodução
Fachada do Banco do Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#pf-content img.pf-large-image.pf-primary-img.flex-width.pf-size-full.mediumImage{ display:none !important; }